Chamado de MIND, o sistema se conecta via Bluetooth com o smartphone do ciclista e por meio de um chip telefônico se conecta com sinais de GPS
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
A fabricante espanhola de bicicletas Mondraker apresentou um sistema de telemetria integrado às suspensões de alguns modelos de mountain bike e e-mountain bikes. Chamado de MIND, o sistema se conecta via Bluetooth com o smartphone do ciclista e por meio de um chip telefônico se conecta com sinais de GPS.

Inicialmente o MIND equipa os modelos full suspension 2021 Foxy Carbon e Crafty Carbon e deve ser expandido para outros modelos nos próximos anos.
O sistema consiste em uma unidade mestra que vai inserida no interior do head tube e por sensores magnéticos instalados na parte superior do garfo e no link do amortecedor traseiro capazes de ler a variação do campo magnético gerado pelo movimento de compressão e extensão das suspensões até 100 vezes por segundo.

Depois da pedalada, os dados são transmitidos via Bluetooth para o aplicativo MyMondraker e pode ser compartilhado
Os dados coletados pelos sensores são processados e, com base nas informações da pedalada, o app pode sugerir uma nova setagem para o SAG e demais ajustes do garfo e do shox traseiro com base no peso do ciclista e no estilo da pilotagem.
Depois da pedalada, os dados são transmitidos via Bluetooth para o aplicativo MyMondraker e pode ser compartilhado em aplicativos do tipo Strava.
Para os amantes do freeride e downhill, o MIND informa quanto tempo a bike ficou “no ar” e a distância dos saltos. Outra facilidade é o display de LED que informa o ciclista se os amortecedores precisam de mais ou menos calibragem.
O MIND pesa apenas 200 gramas e pode ser recarregado via cabo USB.
Saiba mais
https://www.mondraker.com/us/