Novo Shimano Dura-Ace deve ter 12V e trocas de marcha wireless

HomeDestaque

Novo Shimano Dura-Ace deve ter 12V e trocas de marcha wireless

Novo grupo deverá ser apresentado oficialmente nas comemorações do centenário da empresa no dia 21 de março

O grupo R9100 lançado em 2016 será substituído em breve pela nova linha a ser apresentada oficialmente no dia 21 de março

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Falta muito pouco para a Shimano apresentar oficialmente o novo grupo Dura-Ace. O lançamento faz parte das comemorações do centenário da empresa, que completa 100 anos de atividades no dia 21 de março.

O novo grupo vem sendo preparado há algum tempo e supostamente seria lançado em 2020, já que o crème de la crème dos grupos de estrada da marca são atualizados de quatro em quatro anos. Novos Dura-Ace foram lançados em 2008, 2012 e no ano olímpico 2016, quando a empresa lançou o R9100 e o R9150Di2.

As especulações em torno do novo grupo são inúmeras, já que de 2016 para cá muita coisa aconteceu nos grupos de estrada top de linha da concorrência.

Muitos apostam que o novo Dura-Ace vai se chamar R9200, já que a empresa segue uma lógica na nomenclatura de seus novos componentes.

Outra expectativa é que ele terá 12 velocidades, com versão eletrônica sem fio, como indicam desenhos datados de novembro de 2020 utilizados para a requisição da patente e da licença FCC, necessária nos Estados Unidos para equipamentos que utilizam rádio frequência naquele país.

Os desenhos dão evidência de que o novo grupo terá trocas por tecnologia sem fio

Além das trocas de marchas sem fio, outro importante upgrade é a adição de mais um dente no cassete, passando para 12 velocidades, como já acontece no mountain bike.

O desenho para aquisição de patente revela o novo cassete 10×36 dentes

Documentos que requisitam a patente apontam para a possibilidade de um cassete de 10×36 dentes, sem dúvida outra importante novidade para a Shimano, que relutou o quanto pode para aderir à pequena engrenagem de 10 dentes.