Bilbao, no País Basco, receberá a largada do Tour de France 2023

HomeCompetiçõesTour de France

Bilbao, no País Basco, receberá a largada do Tour de France 2023

Ainda sem mais detalhes do roteiro completo do Tour de 2023, a primeira etapa terá largada e chegada em Bilbao e a segunda etapa será também no País Basco

Pelotão no Tour de France 2020

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/ASO

A cidade de Bilbao, no País Basco espanhol, foi escolhida para sediar a largada da 110ª edição do Tour de France, em 2023. Localizada no litoral norte da Espanha, a cidade é a capital da Província de Viscaia e a maior cidade do País Basco.

Ainda sem mais detalhes do roteiro completo do Tour, a primeira etapa terá largada e chegada em Bilbao e a segunda etapa será também no País Basco espanhol. A terceira etapa deverá ter a largada em alguma cidade basca antes do pelotão ingressar na França.

Será a segunda vez que a Espanha recebe a Grand Depart, como é chamada a etapa inicial do Tour de France. Em 1991, a cidade de San Sebastián, também no País Basco, sediou a Grand Depart.

A despeito de ter apenas 5% da população da Espanha, o País Basco espanhol – cortado ao Norte pelos Montes Pirineus na fronteira com a França – tem grande tradição no ciclismo, com equipes consagradas no ciclismo de ponta.

No total, 21 ciclistas bascos trazem no currículo vitórias em etapas do Tour, entre eles Abraham Olano, David Etxebarria, Javier Otxoa, Roberto Laiseka, Iban Mayo, Aitor Gonzales, Juan Manual Gárate, Ion Izaguirre e Omar Fraile.

Sem esquecer de Joseba Beloki, que no começo dos anos 2000, foi um dos combativos adversários de Lance Armstrong e terminou no pódio em Paris nos anos de 2000, 2001 e 2002. Outro destaque basco é Mikel Landa, quarto colocado geral em 2017 e em 2020.

A largada do Tour de France 2023 será no dia 1º de julho.

Mais informações no site letour.fr