Brugge-De Panne, nesta quarta-feira, abre Primavera belga

HomeCiclismo

Brugge-De Panne, nesta quarta-feira, abre Primavera belga

Na sexta-feira é a vez da E3, seguida da Gent-Wevelgem no domingo; na próxima semana o pelotão disputa a Dwars door Vlaanderen e o Tour de Flanders

Dsputa da Brugge-de Panne abre a semana de Clássicas na Bélgica

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

As clássicas de Primavera começam nesta quarta-feira (23 de março) na Bélgica com a Brugge-De Panne. Na sexta-feira é a vez da E3 Saxo Bank Classic, seguida da Gent-Wevelgem no domingo. Na próxima semana a programação continua com a Dwars door Vlaanderen, na quarta-feira, e, no domingo, dia 4 de abril, chega a vez do Tour de Flanders, a segunda clássica Monumento da temporada 2021.

 

A Brugge-De Panne, com 203,9 km de percurso, em grande parte baseado em um circuito de 45,1 km em torno de De Panne e Veurne, a ser executado três vezes, larga na bela Bruges. O trecho ao redor de De Moeren, perto da costa do Mar do Norte, é o principal desafio, principalmente por causa dos ventos cruzados.

No passado, a corrida se chamava Três Dias de De Panne, mas depois de se tornar World Tour, ela se tornou uma prova de um dia. A última vez que a disputa foi feita em três dias foi em 2017, quando Philippe Gilbert brilhou poucos dias antes de vencer o Tour de Flandres.

Os velocistas dominam a lista de largada e entre os favoritos estão o irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep), que já tem quatro vitórias em 2021, e o francês Arnaud Demare (Groupama-FDJ). Pascal Ackermann (Bora-Hansgrohe), Fernando Gaviria (UAE Emirates) e Elia Viviani (Cofidis), que tiveram temporadas difíceis no ano passado, estarão na disputa em busca de suas primeiras vitórias de 2021.

Há também uma versão para o pelotão feminino, que chega à quarta edição na quinta-feira. As três vencedoras anteriores estão confirmadas: Jolien D’hoore (Team SD Worx, vencedora de 2018), Kirsten Wild (Ceratizit-WNT, vencedora de 2019) e Lorena Wiebes (DSM, vencedora de 2020).

PROGRAMAÇÃO
24 de março – Classic Brugge-De Panne WorldTour
26 de março – E3 Saxo Bank Classic WorldTour
28 de março – Gent-Wevelgem – In Flanders Fields WorldTour
31 de março – Dwars door Vlaanderen WorldTour
4 de abril – Tour de Flanders WorldTour, Monumento
7 de abril – Scheldeprijs 1.Pro
11 de abril – Paris-Roubaix WorldTour, Monumento
14 de abril – Brabantse Pijl 1.Pro
18 de abril – Amstel Gold Race WorldTour
21 de abril – La Flèche Wallonne WorldTour
25 de abril – Liège-Bastogne-Liège WorldTour, Monumento

LEIA MAIS
Site oficial do evento