Campeão dinamarquês ataca e segura a ponta apesar do forte grupo de perseguidores e fatura vitória solo com vantagem de 32 segundos
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O campeão dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-Quickstep) venceu nesta sexta-feira (26 de março) a E3 Saxo Bank Classic após um ataque solo. Asgreen manteve o forte ritmo no trecho final e derrotou um forte grupo de perseguidores, com seu companheiro de equipe Florian Sénéchal e Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), que ficaram em 2º e 3º, a 32 segundos.

Asgreen atacou a 70 km da chegada, no Boigneberg, e sua equipe marcou todas as tentativas de perseguição até que, finalmente, a 12,3 km da meta, o escapado foi alcançado por Van der Poel, Greg van Avermaet e Oliver Naesen (AG2R Citroën ) e Dylan Van Baarle (Ineos Grenadiers), além dos atuais campeões Zdenek Stybar e Sénéchal. Asgreen acelerou novamente a 5 km da meta e conseguiu se manter na ponta até o fim.
Wout van Aert (Jumbo-Visma) perdeu contato com o pelotão no Tiegemberg depois de fazer uma prova de recuperação por causa de um pneu furado.
“Eu sabia, depois do esforço que fiz, que não teria chance no último quilômetro, então tinha que fugir e chegar sozinho se quisesse vencer a corrida. Era tudo ou nada naquele ponto”, contou Asgreen. “Acho que todos tiveram um dia difícil e todos estavam no limite. Ir sozinho por tanto tempo não era o plano, mas no final, quando vi que estava na frente abaixei a cabeça e aproveitei ao máximo.”
“A equipe foi incrível, foi realmente perfeito. Um grande obrigado ao pessoal. Não seria possível fazer uma corrida como essa sem meus companheiros de equipe, com certeza. ”
A equipe Bora-Hansgrohe não teve autorização para largar depois que Matt Walls testou positivo para Covid-19 antes da corrida. A equipe alemã disse que todos os outros membros da equipe tiveram resultados negativos nos testes, mas, de acordo com o protocolo da Federação Belga de Ciclismo, eles não foram autorizados a participar. A Bora-Hansgrohe tinha no time Daniel Oss e Nils Politt, mas não Peter Sagan, que optou por disputar a Volta da Catalunha antes de ir para a Bélgica para o Tour de Flandres no próximo fim de semana.
Para evitar contato físico, a cerimônia do pódio contou com a presença inusitada de um robô, responsável por distribuir os prêmios.
TOP 10
1 Kasper Asgreen (Din) Deceuninck-QuickStep 4:42:37
2 Florian Senechal (Fra) Deceuninck-QuickStep 0:32:00
3 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix m.t.
4 Oliver Naesen (Bel) AG2R Citroën Team m.t.
5 Zdenek Stybar (Cze) Deceuninck-QuickStep m.t.
6 Greg Van Avermaet (Bel) AG2R Citroën Team m.t.
7 Dylan van Baarle (Hol) Ineos Grenadiers m.t.
8 Markus Hoelgaard (Nor) Uno-X Pro Cycling Team 0:01:28
9 Gianni Vermeersch (Bel) Alpecin-Fenix 0:01:30
10 Marco Haller (Aut) Bahrain Victorious m.t.
A CHEGADA
Próximas provas
28 de março – Gent-Wevelgem – In Flanders Fields WorldTour
31 de março – Dwars door Vlaanderen WorldTour
4 de abril – Tour de Flanders WorldTour, Monumento
LEIA MAIS
E3 Harelbeke no Bikemagazine
Site oficial do evento