Amstel Gold Race: Wout van Aert vence Pidcock por milímetros

HomeCompetições

Amstel Gold Race: Wout van Aert vence Pidcock por milímetros

O campeão da única prova World Tour da Holanda teve que esperar a análise do Photo Finish para comemorar; confira o Top 10

Van Aert e Pidcock na chegada da Amstel Gold Race 2021

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O campeão da Amstel Gold Race de 2021, neste domingo (18 de abril), precisou esperar a decisão do Photo Finish para comemorar. O belga Wout van Aert (Jumbo-Visma) e o britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) cruzaram a meta da disputa na Holanda com milímetros de diferença. No final, a foto da chegada comprovou que a vitória era de Van Aert.

O alemão Max Schachmann (Bora-Hansgrohe) cruzou em 3º lugar, 2 segundos depois.

 

Van Aert, Pidcock e Schachmann escaparam a 15 km da meta da corrida, com 219 km de percurso disputados em um circuito de 16,9 km. O trio avançou após enfrentar uma série de ataques e trabalhou junto até o último quilômetro. Van Aert abriu o sprint a 200 metros da linha e seguiu forte, mas, nos últimos 75 metros, Pidcock acelerou.

No pelotão perseguidor, Michael Matthews (Team BikeExchange) venceu o sprint pelo 4º lugar.

Imagem do Photo Finish

Pidcock, Schachmann e Van Aert na chegada

Faltavam 18km para a chegada quando o pelotão começou a subir o Cauberg pela última vez, com Nicola Conci (Trek-Segafredo) na frente do pelotão. Van Aert foi o primeiro a responder, mas no momento exato o ciclista belga perdeu seu companheiro de equipe Primoz Roglic, que perdeu o ritmo.

Até aquele ponto, Roglic tinha marcado quase todos os movimentos importantes, mas quando Van Aert passou por Conci, encontrou Pidcock, Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) e Schachmann.

O grupo avançou um pouco antes do topo com Kwiatkowski atacando quando Alaphilippe começou a lutar e um grupo de perseguição se formou, com Pidcock, Van Aert, Schachmann, Matthews e Richard Carapaz (Ineos Grenadiers).

O trio escapado

Kwiatkowski foi pego nas encostas do Geulhemmerberg após uma forte perseguição. Pidcock rapidamente contra-atacou e Van Aert e Schachmann responderam. O trio abriu 20 segundos na frente enquanto outros adversários começavam a perseguir, entre eles Alejandro Valverde (Movistar), Guillaume Martin (Cofidis) e Jakob Fuglsang (Astana-Premier Tech).

A 5 km do fim, a vantagem do trio parecia estar diminuindo, mas a falta de cooperação no grupo atrás foi uma vantagem extra para os escapados.

Pódio da Amstel Gold Race 2021

TOP 10
1 Wout Van Aert (Bel) Jumbo-Visma 5:03:27
2 Thomas Pidcock (GBr) Ineos Grenadiers m.t.
3 Max Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:02
4 Michael Matthews (Aus) Team BikeExchange m.t.
5 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team m.t.
6 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep m.t.
7 Kristian Sbaragli (Ita) Alpecin-Fenix m.t.
8 Matej Mohoric (Slo) Bahrain Victorious m.t.
9 Michal Kwiatkowski (Pol) Ineos Grenadiers m.t.
10 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto Soudal m.t.

LEIA MAIS
Amstel Gold Race no Bikemagazine

Site oficial do evento