Copa do Mundo de MTB: Koretzky vence Schurter; Avancini é 10°

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB: Koretzky vence Schurter; Avancini é 10°

O francês Koretzky acelerou nos metros finais e venceu Schurter na abertura da competição do XCO em Albstadt, na Alemanha

Victor Koretzky bate Schurter na chegada do XCO em Albstadt

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O francês Victor Koretzky abriu o calendário da Copa do Mundo de MTB com uma vitória em Albstadt, na Alemanha, neste domingo (9 de maio). Koretsky, que esteve sempre no grupo da ponta, levou a melhor no sprint com o suíço Nino Schurter e fechou as seis voltas no circuito de 7km em 1h20min23s.

“Durante o aquecimento eu não me senti bem, mas depois das primeiras duas voltas fui ficando melhor e melhor. Eu não me arrisquei e foquei em terminar. Eu fiz o mesmo sprint do short track e foi incrível. Hoje estava quente e se você andar no seu máximo fica impossível de recuperar nesta pista, então minha tática foi a de seguir o primeiro grupo”, disse Koretsky.

O suíço Mathias Fluckiger, que liderou as duas últimas voltas, teve problemas com seu canote retrátil e cruzou em terceiro, a 23 segundos. O tcheco Ondrej Cink foi o quarto (a 25 segundos). O britânico Thomas Pidcock, campeão mundial da Sub-23 em 2020, estreou na categoria Elite e foi o quinto colocado, a 29 segundos, depois de uma prova consistente após ter largado na 74ª posição do grid.

O holandês Mathieu Van Der Poel, que venceu com uma ótima apresentação o short track na sexta-feira (relembre aqui), andou bem nas primeiras duas voltas, mas sentiu o ritmo, perdeu contato com os líderes e terminou em oitavo, a 41 segundos.

O brasileiro Henrique Avancini largou bem e manteve um bom ritmo entre os líderes até a terceira volta, quanto começou a perder contato com o primeiro grupo. Avancini terminou na 10ª colocação, a 2min05s.

RESULTADOS
1 – Victor Koretzky (FRA) – 1h20min23s
2 – Nino Schurter (SUI) – a 2s
3 – Mathias Flückiger (SUI) – a 23s
4 – Ondrej Cink (CHE) – a 25s
5 – Thomas Pidcock (BGR) – a 29s
10 – Henrique Avancini (BRA) – a 2min05s
36 – Luiz Cocuzzi (BRA) – a 4min53s
71 – Ulan Galinski (BRA) – a 8min20s
DNF – Guilherme Gotardelo (BRA)

A francesa Loana Lecomte surpreendeu as favoritas ao atacar na primeira volta e venceu em Albstadt

Feminino
A prova da categoria elite feminino foi realizada pela manhã, antes da prova masculina, com cinco voltas no percurso. A francesa Loana Lecomte surpreendeu as favoritas com um ataque logo na primeira volta. A jovem ciclista de 21 anos liderou de ponta a ponta e não parou de abrir vantagem até cruzar a meta com o tempo de 1h21min38s.

Sua compatriota, a experiente e favorita à vitória Pauline Ferrand Prevot, campeã mundial de XCO, perseguiu sozinha e sem sucesso para concluir na segunda colocação, a 53 segundos. A norte-americana Haley Batten travou um duelo com sua compatriota Kate Courtney e garantiu o pódio na terceira colocação, a 1min15s.

RESULTADOS
1 – Loana Lecomte (FRA) – 1h21min38s
2 – Pauline F. Prevot (FRA) – a 53s
3 – Haley Batten (EUA) – a 1min15s
4 – Kate Courtney (EUA) – a 1min20s
5 – Yana Belomoina (UCR) – a 1min30s
74 – Raiza Goulão (BRA) –  -1 volta
93 – Jaqueline Mourão (BRA) –  – 2 voltas

Giuliana Morgen na disputa da Junior Series

No sábado (8 de maio) a fluminense Giuliana Morgen, de 17 anos, disputou a prova da categoria Júnior e terminou na 21ª colocação.

PRÓXIMAS ETAPAS
A próxima etapa da Copa do Mundo será no próximo final de semana (15 e 16 de maio), em Nove Mesto, na Repúblia Checa.

O campeonato tem sua terceira etapa nos dias 12 e 13 de junho em Leogang, na Áustria, e a quarta etapa em Les Gets, na França, nos dias 3 e 4 de julho. A quinta etapa será nos dias 4 e 5 de setembro em Lenzerheide, na Suíça. A etapa final será nos dias 18 e 19 de setembro, em Snow Shoe, nos Estados Unidos.

Mais informações e resultados completos no site uci.ch

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

Site oficial do evento