Copa do Mundo: Malacarne estreia em 28º no XCO da Sub 23

HomeCompetições

Copa do Mundo: Malacarne estreia em 28º no XCO da Sub 23

Giuliana Morgen fica em 19ª na Junior Series; competição termina neste domingo com a disputa do cross country olímpico da Elite; veja como acompanhar ao vivo

O canadense Carter Woods venceu o XCO da Sub 23

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O canadense Carter Woods venceu o XCO da categoria Sub 23 na Copa do Mundo de MTB neste sábado (15 de maio) em Nove Mesto, na República Tcheca, com o tempo de 1h23min44s. O norte-americano Riley Amos foi o 2º, com 1h25min39s, e o suíço Alexandre Balmer, campeão mundial Junior de 2018, ficou em 3º, com 1h26min05s.

O brasileiro Alex Malacarne na disputa em Nove Mesto

O brasileiro Alex Malacarne, em sua primeira corrida com a equipe  britânica Trinity Racing, largou na 9ª fila e terminou em 28º, com o tempo de 1h31min34s. No total, 131 terminaram a disputa.

“Larguei na 9ª fila, sofri muito com a largada. Foi minha primeira prova do ano e foi uma facada no pulmão. Sofri muito no começo. Saí na posição 90 e fui atrás do prejuízo. Consegui passar muita gente. Vi no telão que a cada volta eu subia posições e isto me motivava cada vez mais”, contou o paranaense de 18 anos ao Bikemagazine.

Malacarne estreia na equipe britânica Trinity em 2021

Malacarne após a etapa

“A pista hoje estava muito traiçoeira, com muita lama e escorregadia. Fiz uma prova perfeita para a situação que estava e cometi apenas dois erros. Meu objetivo era terminar no top 25 e terminei em 28º, apenas a 20 segundos do 25º. Meus dois errinhos custaram estas três colocações. Estou extremamente feliz com o resultado”, completou o novo integrante da Trinity, que nas temporadas passadas era a equipe de Tom Pidcock.

Resultados completos aqui

O sábado começou em Nove Mesto, na República Tcheca, com o XCO da Junior Series. A brasileira Giuliana Morgen ficou na 19ª colocação na prova das mulheres, vencida pela suíça Lea Huber. A também suíça Monique Halter ficou em 2º e a alemã Alexa Fuchs foi a 3ª. A disputa teria 56 ciclistas, mas 6 italianas não puderam largar por causa de teste positivo de Covid-19 na equipe.

Último dia
As competições em Nove Mesto terminam neste domingo com a Elite do cross country. Na prova das mulheres estarão as brasileiras Jaqueline Mourão e Raiza Goulão. No masculino, além de Henrique Avancini, estão os brasileiros  Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Muller e Ulan Galinski.

Veja ao vivo na Red Bull TV

A prova do XCO da Elite em Nove Mesto marca o encerramento da corrida olímpica do mountain bike. Apenas os resultados das duas primeiras competições deste ano serão agregados aos rankings olímpicos, congelados desde março do ano passado. O Brasil deverá confirmar as duas vagas no masculino e uma no feminino.

Avancini está virtualmente confirmado como o primeiro classificado entre os homens, enquanto Luiz Henrique Cocuzzi e Guilherme Muller disputam a segunda vaga. Entre as mulheres, Raiza Goulão e Jaqueline Mourão disputam uma única vaga.

PROGRAMAÇÃO
(Horário de Brasília)

Domingo – 16 de maio – XCO Feminino Elite – a partir das 6h. Ao vivo

Domingo – 16 de maio – XCO Masculino Elite – a partir das 10h. Ao vivo 

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Site oficial do evento