Copa do Mundo: Van der Poel vence Pidcock no short track

HomeCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo: Van der Poel vence Pidcock no short track

Mathieu van der Poel e Tom Pidcock duelam na chegada da disputa do short track que abriu a rodada da Copa do Mundo de MTB na República Tcheca

Van der Poel e Pidcock na chegada do short track

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michal Cerveny/UCI

O holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) repetiu a dose da semana passada e venceu o short track na abertura da segunda etapa da Copa do Mundo, em Nove Mesto, na República Tcheca, nesta sexta-feira (14 de maio).

Chegada do sprint

Pódio do short track em Nove Mesto

Depois de seis voltas na pista enlameada de Nove Mesto, na República Tcheca, Van der Poel levou a melhor na disputa do sprint com o britânico Thomas Pidcock (Ineos Grenadiers). O holandês fechou o cronômetro em 20min48s, depois de uma disputa intensa e um ataque na última volta.

O francês Jordan Sarrou (Specialized Racing), atual campeão mundial, também disputou o sprint e fechou na terceira colocação. O campeão da primeira etapa, em Albstadt, o francês Victor Koretzky, terminou na quarta colocação, a um segundo.

Veja  o replay da disputa aqui

O suíço Nino Schurter fez uma corrida consistente, mas perdeu colocações nas voltas finais e concluiu em 12°, a 14 segundos de Van der Poel.

Henrique Avancini andou bem e encerrou em 13º. O brasileiro assumiu a ponta no início da corrida e esteve no primeiro grupo até o início da última volta.

Resultados completos aqui

No feminino, a vitória foi da norte-americana Haley Batten (Trinity Racing), que concluiu as 6 voltas em 23min35s. A segunda colocação ficou com francesa Loana Lecomte (Massi), a 16 segundos, que levou a melhor no sprint com a sueca Jenny Rissveds (Team 31).

Lecomte, vencedora da primeira etapa da Copa do Mundo, liderou as três primeiras voltas e marcou a volta mais rápida da pista de 1,5km (3min40s), mas foi ultrapassada pela norte-americana na quarta volta, que imprimiu um ritmo forte até a chegada.

A norte-americana Haley Batten foi a vencedora da Elite das mulheres

A francesa Pauline Prevot caiu na segunda volta, tentou voltar à corrida, mas logo em seguida parou com sinais de fortes dores do lado esquerdo.

Final de semana
As competições em Nove Mesto continuam neste sábado e domingo. No sábado tem a prova de XCO da Junior Series, que conta com a brasileira Giuliana Morgen no pelotão. Logo depois, o brasileiro Alex Malacarne estreia com a equipe britânica Trinity Racing na prova de XCO da categoria Sub 23.

No domingo será a vez da Elite do cross country. Na prova das mulheres estarão as brasileiras Jaqueline Mourão e Raiza Goulão. No masculino, além de Henrique Avancini, estão os brasileiros  Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Muller e Ulan Galinski.

As provas da Sub 23 e da Junior, no sábado, não são transmitidas. No domingo, o XCO da Elite das mulheres entra ao vivo às 6h e, do masculino, às 10h (horário de Brasília), na Red Bull TV.

A prova do XCO marca o encerramento da corrida olímpica do mountain bike. Apenas os resultados das duas primeiras competições deste ano serão agregados aos rankings olímpicos, congelados desde março do ano passado. O Brasil deverá confirmar as duas vagas no masculino e uma no feminino.

Avancini está virtualmente confirmado como o primeiro classificado entre os homens, enquanto Luiz Henrique Cocuzzi e Guilherme Muller disputam a segunda vaga. Entre as mulheres, Raiza Goulão e Jaqueline Mourão disputam uma única vaga.

PROGRAMAÇÃO
(Horário de Brasília)

Sábado – 15 de maio
4h30: UCI Junior Series – masculino
6h15: UCI Junior Series – feminino
10h: Sub 23 – masculino
12:00: Sub 23 – feminino

Domingo – 16 de maio – XCO Feminino Elite – a partir das 6h. Ao vivo

Domingo – 16 de maio – XCO Masculino Elite – a partir das 10h. Ao vivo 

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Site oficial do evento