Mathieu van der Poel e Tom Pidcock duelam na chegada da disputa do short track que abriu a rodada da Copa do Mundo de MTB na República Tcheca
Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michal Cerveny/UCI
O holandês Mathieu Van der Poel (Alpecin-Fenix) repetiu a dose da semana passada e venceu o short track na abertura da segunda etapa da Copa do Mundo, em Nove Mesto, na República Tcheca, nesta sexta-feira (14 de maio).
Depois de seis voltas na pista enlameada de Nove Mesto, na República Tcheca, Van der Poel levou a melhor na disputa do sprint com o britânico Thomas Pidcock (Ineos Grenadiers). O holandês fechou o cronômetro em 20min48s, depois de uma disputa intensa e um ataque na última volta.
O francês Jordan Sarrou (Specialized Racing), atual campeão mundial, também disputou o sprint e fechou na terceira colocação. O campeão da primeira etapa, em Albstadt, o francês Victor Koretzky, terminou na quarta colocação, a um segundo.

O suíço Nino Schurter fez uma corrida consistente, mas perdeu colocações nas voltas finais e concluiu em 12°, a 14 segundos de Van der Poel.
Henrique Avancini andou bem e encerrou em 13º. O brasileiro assumiu a ponta no início da corrida e esteve no primeiro grupo até o início da última volta.
No feminino, a vitória foi da norte-americana Haley Batten (Trinity Racing), que concluiu as 6 voltas em 23min35s. A segunda colocação ficou com francesa Loana Lecomte (Massi), a 16 segundos, que levou a melhor no sprint com a sueca Jenny Rissveds (Team 31).
Lecomte, vencedora da primeira etapa da Copa do Mundo, liderou as três primeiras voltas e marcou a volta mais rápida da pista de 1,5km (3min40s), mas foi ultrapassada pela norte-americana na quarta volta, que imprimiu um ritmo forte até a chegada.
A francesa Pauline Prevot caiu na segunda volta, tentou voltar à corrida, mas logo em seguida parou com sinais de fortes dores do lado esquerdo.
Final de semana
As competições em Nove Mesto continuam neste sábado e domingo. No sábado tem a prova de XCO da Junior Series, que conta com a brasileira Giuliana Morgen no pelotão. Logo depois, o brasileiro Alex Malacarne estreia com a equipe britânica Trinity Racing na prova de XCO da categoria Sub 23.
No domingo será a vez da Elite do cross country. Na prova das mulheres estarão as brasileiras Jaqueline Mourão e Raiza Goulão. No masculino, além de Henrique Avancini, estão os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi, Guilherme Muller e Ulan Galinski.
As provas da Sub 23 e da Junior, no sábado, não são transmitidas. No domingo, o XCO da Elite das mulheres entra ao vivo às 6h e, do masculino, às 10h (horário de Brasília), na Red Bull TV.
A prova do XCO marca o encerramento da corrida olímpica do mountain bike. Apenas os resultados das duas primeiras competições deste ano serão agregados aos rankings olímpicos, congelados desde março do ano passado. O Brasil deverá confirmar as duas vagas no masculino e uma no feminino.
Avancini está virtualmente confirmado como o primeiro classificado entre os homens, enquanto Luiz Henrique Cocuzzi e Guilherme Muller disputam a segunda vaga. Entre as mulheres, Raiza Goulão e Jaqueline Mourão disputam uma única vaga.
PROGRAMAÇÃO
(Horário de Brasília)
Sábado – 15 de maio
4h30: UCI Junior Series – masculino
6h15: UCI Junior Series – feminino
10h: Sub 23 – masculino
12:00: Sub 23 – feminino
Domingo – 16 de maio – XCO Feminino Elite – a partir das 6h. Ao vivo
Domingo – 16 de maio – XCO Masculino Elite – a partir das 10h. Ao vivo
LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine
Site oficial do evento