Copa do Mundo: Van der Poel vence short track; Avancini é 4º

HomeCompetições

Copa do Mundo: Van der Poel vence short track; Avancini é 4º

Holandês que retorna ao MTB para buscar a vaga olímpica faz ataque imbatível na rodada de abertura em Albstadt, na Alemanha

Van der Poel comemora em Albstadt Foto: M. Cerveny/UCI

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) venceu nesta sexta-feira (7 de maio) a prova de short track da primeira rodada da Copa do Mundo de MTB, em Albstadt, na Alemanha, com um ataque imbatível na última das sete voltas. O francês Victor Koretzky (KMC Orbea) ficou em 2º, a 2 segundos, e o suíço Nino Schurter (Scott-Sram) terminou em 3º, a 3 segundos.

O brasileiro Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) terminou na 4ª colocação, a 9 segundos.

Van der Poel, de 26 anos, que retorna ao MTB depois de um intenso início de temporada no ciclismo de estrada, mostrou que está em excelente forma logo na primeira volta. Avancini largou na ponta, mas o holandês atacou e assumiu a frente na subida mais difícil do circuito.

Schurter lutou para encostar em Van der Poel o mais rápido possível. Na entrevista após a disputa, o holandês disse que resolveu atacar para forçar uma seleção. Van der Poel reduziu o ritmo e seguiu com o grupo da frente as próximas voltas, esperando o momento certo para voltar para a ponta.

A 3 voltas para o final, Koretzky passou para a primeira posição, seguido por Schurter, que esperou mais uma volta e assumiu a ponta. O grupo de favoritos, com Avancini, estava compacto. Na penúltima volta, Fluckiger ainda tentou um novo ataque.

Quando soou o sino da volta final, Van der Poel novamente assumiu o comando, controlou e ninguém o alcançou. Na disputa pelo 2º lugar, Schurter e Koretkzy passaram juntos e o Photo Finish comprovou que o francês tinha sido mais rápido que o suíço.

TOP 5
1 – Mathieu van der Poel – 20min39s
2 – Victor Kotetzky – a 2 s
3 – Nino Schurter – a 3 s
4 – Henrique Avancini – a 9 s
5 – Mathias Flueckiger – a 10s

VEJA A CHEGADA

Replay da disputa aqui

Resultados completos aqui

O retorno de Van der Poel ao MTB tem um objetivo: a disputa do MTB XCO no dia 26 de julho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Depois do Tour de Flanders, o holandês anunciou que iria se dedicar apenas ao mountain bike até Tóquio. No domingo, estará na prova de cross country olímpico que fecha a rodada e, na semana seguinte, também vai disputar a etapa de Nove Mesto, na República Tcheca.

No ano passado, Van der Poel não disputou a Copa do Mundo de MTB, que teve apenas uma rodada dupla em setembro em Nove Mesto. Em 2019, o holandês já tinha mostrado seu talento no MTB ao vencer as etapas de Nove Mesto, de Val di Sole, na Itália, e em Lenzerheide, na Suíça. Derrotou Nino Schurter em quatro dos cinco confrontos entre os dois e ainda conquistou o título europeu.

Tetracampeão mundial de ciclocross, Van der Poel começou 2021 com fortes performances no ciclismo de estrada. Venceu a etapa de abertura do UAE Tour, faturou a Strade Bianche, duas etapas da Tirreno-Adriático e foi vice no Tour de Flanders, que ele venceu na edição anterior. O holandês, filho e neto de ciclistas, já declarou que “é único ser capaz de combinar estrada, mountain bike e ciclocross”.

Pauline Ferrand Prevot na vitória do short track em Albstadt Foto: M. Cerveny/UCI

No short track das mulheres, a vencedora foi a francesa campeã mundial Pauline Ferrand Prevot (Absolute Absalon BMC), que conquistou sua primeira vitória do ano. A suíça Linda Indergand (SVI LIV Factory Racing) atacou na terceira das seis voltas e conseguiu abrir vantagem de 18 segundos.

Mas, na volta final, Pauline Ferrand Prevot atacou e ultrapassou a suíça, que terminou em 2º, a 1 segundo. A terceira colocação foi disputada entre a britânica Annie Last e a norte-americana Kate Courtney. A britânica acabou ficando com o terceiro lugar do pódio.

TOP 5
1 – Pauline Ferrand-Prévot – 20m37s
2 – Linda Indergand – a 1s
3 – Annie Last – a 2s
4 – Kate Courtney – m.t.
5 – Loana Lecomte – a 5s

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

Site oficial do evento


PROGRAMAÇÃO – Horário de Brasília

Sexta-feira – 7 de maio 
12h20 – Short track feminino /Short track masculino

Sábado – 8 de maio
4h30 – XCO Junior World Series
6h15 – XCO Junior feminino World Series
10h – XCO Sub 23 masculino
11h30 – XCO Sub 23 feminino

Domingo – 9 de maio
6h – XCO Elite feminino
9h15 – XCO Elite masculino
Transmissão ao vivo