Sam Bennett vence a etapa de abertura da Volta ao Algarve

HomeCiclismo

Sam Bennett vence a etapa de abertura da Volta ao Algarve

Irlandês confirma o favoritismo em Portimão e vence etapa de abertura; Danny Van Poppel e Jon Aberasturi ficaram em 2º e 3º

Sam Bennett foi o mais rápido no sprint em Portimão

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O irlandês Sam Bennet (Deceuninck-Quick Step) conquistou a vitória na etapa de abertura da Volta ao Algarve nesta quarta-feira, 5 de maio. A disputa teve 189,5 quilômetros entre Lagos e Portimão. Bennet levou a melhor no sprint e cruzou a meta com o tempo de 4h37min41s a 40,94km/h de velocidade média. Na segunda colocação ficou Danny Van Poppel (Intermarché-Wanty) e Jon Aberasturi (Caja Rural) completou o pódio na terceira colocação. O melhor português foi Rui Oliveira (UAD), na oitava colocação com o mesmo tempo de Bennett.

Bennett fez grande esforço para triunfar, já que os metros finais eram em ligeira subida. Antes do sprint, marcado por uma preparação muito nervosa, a jornada de hoje teve como protagonistas a fuga que saiu do pelotão com 11 quilômetros percorridos. Carlos Canal (Burgos-BH), Jon Irisarri (Caja Rural-Seguros RGA), Gustavo César Veloso (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista) e Cesar Nicolas Paredes (Louletano-Loulé Concelho) foram os mais ousados. Mas o corredor da equipe de Loulé caiu pouco depois e não permaneceu entre os escapados.

A perseguição liderada pela Deceuninck-Quick-Step e pela Bora-hansgrohe não permitiu o sucesso dos quatro escapados, que foram alcançados a 19 quilômetros do final. Jon Irisarri aproveitou a iniciativa para subir ao pódio, vestindo a camisa azul, de melhor escalador.

Na ausência de bonificações, os três primeiros da geral são os três homens que cortaram a meta mais adiantados. Sam Bennett é o dono da camisa amarela e também da camisa verde, dos pontos. Jarrad Drizners (Hagens Berman Axeon) é o melhor jovem, e ostenta a camisa branca.

A prova de cinco etapas reúne 25 equipes, incluindo as esquadras World Tour Deceuninck Quick-Step, Ineos-Grenadiers, UAE Team Emirates, Bora-Hansgrohe, AG2R Citroën Team, Groupama-FDJ e Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux.

A segunda etapa será disputada nesta quinta-feira (6 de maio) com uma etapa de 182,8km entre Sagres e o alto da Fóia, em Monchique. A jornada promete apontar os favoritos ao pódio geral, já que chegada é um prêmio de montanha de primeira categoria.

PROGRAMAÇÃO
1 – Lagos – Portimão – 189,5km
2 – Sagres – Fóia (Monchique) – 182,8km
3 – Faro – Tavira – 203,1km
4 – Lagoa – Crono individual – 20,3km
5 – Albufeira – Malhão (Loulé) – 170,1km

Mais informações no site oficial voltaaoalgarve.com