HomeSem categoria

Sete esportes físicos e mentais para potencializar o seu cérebro – mountain bike entre eles!

Conheça sete esportes físicos e mentais que potencializam o seu cérebro; o mountain bike é um deles

MTB está entre os esportes que potencializam nosso cérebro – Foto de Tobias Bjerknes @CloudMind

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Se você busca um jeito divertido de exercitar a mente e manter o cérebro ativo enquanto faz algo prazeroso, então alguns esportes podem ser uma boa ideia. Eles não só irão ajudá-lo com o seu corpo e seu pensamento analítico, como também poderão se transformar em um novo hobby para você.

Os cientistas já comprovaram que os esportes, tanto mentais quanto físicos, podem realmente ajudar as pessoas a desenvolver e potencializar seus cérebros.

O xadrez e o poker são alguns dos esportes que irão estimular o cérebro e melhorar a mente. São duas práticas intelectuais que desafiam o cérebro estratégico de uma pessoa e superam totalmente todos os esportes no que diz
respeito à atividade cerebral.

Já os esportes físicos, além de ajudar na definição do corpo, quando praticados a longo prazo também trazem benefícios para o cérebro. Sendo assim, estes são alguns esportes que podem realmente ajudar as pessoas a desenvolver e aguçar as suas mentes.

Mountain bike
Mountain Bike é um esporte de aventura com bastante fama entre os jovens, mas é um pouco perigoso de se praticar sozinho, portanto, é recomendável contratar um guia ou praticar com os amigos. Nunca é demais se proteger. Também recomendamos que você treine bastante antes de entrar em competições profissionais.

Pode ser um pouco difícil no início, mas assim que você pegar o jeito, o mountain bike será uma atividade extremamente prazerosa. Cada trilha oferece uma série de curvas e depressões, e seu cérebro entrará em ação tentando ajudá-lo a encontrar sempre o melhor caminho.

Natação
A natação é um dos exercícios de corpo inteiro mais eficazes que existem, sendo uma ótima maneira de melhorar sua saúde cardiovascular. A resistência suave da água empurra o corpo enquanto você nada, fortalecendo ossos, músculos e ligamentos.

Embora não seja imediatamente perceptível, a natação pode ser extremamente exigente para o cérebro. Esteja você dando voltas, mergulhando ou simplesmente nadando em uma piscina, seu cérebro precisa ficar alerta e garantir que o corpo permaneça à tona. Ficar na água por muito tempo pode causar desorientação, e seu cérebro está trabalhando constantemente para evitar isso.

Paintball
Este pode não ser um esporte no sentido convencional da palavra, mas o paintball é um jogo com múltiplas tarefas. Você tem que se esconder, abaixar, rolar e pular para atirar e evitar levar um tiro.

Mas além do aspecto físico, o paintball envolve a formulação de estratégias e tomadas de decisão em frações de segundo que podem ser extremamente benéficas para o desenvolvimento do cérebro. Os jogadores também devem estar alertas e atentos aos oponentes o tempo todo, o que requer foco e atenção aos detalhes.

Golfe
Embora haja um equívoco comum de que o golfe é um jogo relaxante e prazeroso, jogar do início ao fim pode ser muito desgastante para o corpo e a mente. Além de andar e mexer os braços, você também terá que prestar atenção redobrada ao seu redor.

Jogar golfe exige paciência, concentração e um conhecimento profundo do ambiente para ter um bom desempenho.

Tênis
Esteja você em uma partida individual ou contra a parede, o tênis pode ser física e mentalmente exigente. Você tem que ficar de olho na bola o tempo todo, mantendo o foco e a concentração. O tênis também treina suas habilidades de pensamento crítico, pois você precisa aproveitar rapidamente as oportunidades em que pode marcar um ponto.

Poker
O que seria uma lista de “esportes para potencializar sua mente” sem que o poker faça parte? interessante, não é mesmo? Jogar poker, além de proporcionar momentos de distração e diversão entre amigos, também potencializa o seu poder de foco e observação.

Por se tratar de um jogo onde você precisa se manter ligado o tempo todo, o poder de observação é essencial para que, quando chegue a sua vez, você esteja pronto para fazer jogadas certeiras. Desenvolver o seu poder de observação pode detectar padrões não apenas relacionados ao jogo, mas em todas as situações da sua vida.

O poker potencializa o poder de foco e observação – Foto de Tyrrel James

Xadrez
O xadrez é um dos esportes intelectuais que mais desafia o cérebro de uma pessoa e supera totalmente todos os esportes de mente. A atividade é uma obrigação definitiva se você está planejando tonificar suas habilidades de pensamento.

Após o sucesso inesperado da série da Netflix, O Gambito da Rainha, o xadrez se tornou ainda mais popular. Assim como o poker, ele é um jogo que estimula o cérebro a focar e a observar com mais precisão.

Pratique qualquer esporte
Os esportes em geral têm um efeito profundo na mente e no corpo e qualquer um que você pratique contribuirá para o desenvolvimento do cérebro. Então vá em frente, experimente todos os esportes que existem, porque cada jogo certamente irá beneficiá-lo de alguma maneira.