HomeCiclismo

Volta ao Algarve: João Rodrigues ataca na última subida e garante o título

Francês Élie Gesbert vence a última etapa; Rodrigues garante o título

Gesbert venceu no alto do Malhão. Rodrigues garante o título na geral

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) conquistou a vitória na classificação geral da Volta ao Algarve neste domingo (9 de maio). Rodrigues, que começou o dia na segunda colocação, a 12 segundos do líder, concluiu a quinta e última etapa na segunda colocação mas garantiu o título.

A etapa deste domingo teve 170,1km, com largada em Albufeira e chegada ao alto do Malhão, em Loulé, e teve como vencedor o francês Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic), que completou o percurso em 4h10min10s. Rodrigues foi o segundo na etapa, com o mesmo tempo de Gesbert. Um pouco mais atrás, a 9 segundos, a W52-FC Porto emplacou na terceira colocação o português Joni Brandão.

O britânico Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers), que ostentava a camisa amarela de líder da classificação geral, cruzou a meta a 21 segundos e foi o décimo colocado na etapa. Com o resultado, Hayter concluiu a Volta ao Algarve na segunda colocação geral, a 9 segundos de João Rodrigues. O dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-Quick Step) que venceu a crono individual da penúltima etapa concluiu em terceiro na classificação geral, a 28 segundos de Rodrigues.

A camisa verde, de classificação de pontos, ficou com o irlandês Sam Bennett (Deceuninck-Quick Step). A camisa azul de campeão de montanha ficou com o português Luis Fernandes (Rádio Popular Boavista). O norte-americano Sean Quinn terminou com a camisa branca de campeão dos ciclistas jovens.

Na classificação por equipes, o título ficou com a esquadra portuguesa W52-FC Porto, com 14 segundos de vantagem sobre o time francês Arkéa-Samsic.

PROGRAMAÇÃO
1 – Lagos – Portimão – 189,5km
2 – Sagres – Fóia (Monchique) – 182,8km
3 – Faro – Tavira – 203,1km
4 – Lagoa – Crono individual – 20,3km
5 – Albufeira – Malhão (Loulé) – 170,1km

Mais informações no site oficial do evento voltaaoalgarve.com