HomeCiclismo

Volta ao Algarve: Kasper Asgreen vence a crono e sobe para 3° na geral

Dinamarquês da Deceuninck-QuickStep completou os 20,3km em 23min52s

Kasper Asgreen venceu a crono e agora ocupa a terceira colocação na geral

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep) conquistou a vitória na quarta etapa da Volta ao Algarve neste sábado (8 de maio). A disputa foi no formato de crono individual, num percurso de 20,3km, em Lagoa. Asgreen garantiu a terceira vitória da equipe belga ao marcar o tempo de 23min52s e subiu para a terceira colocação da classificação geral, a 22 segundos do britânico Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers), que segurou a camisa amarela de líder geral mesmo sofrendo uma queda.

“Este é um contrarrelógio de força, de potência, mas no qual é muito difícil encontrar um bom ritmo, porque há muitas curvas, é muito técnico e realmente faz a diferença reconhecer o percurso. Tive a sorte de ter estado aqui várias vezes nos últimos anos e apesar de correr pela primeira vez a Volta ao Algarve conhecia muito bem o percurso. Tive um bom feedback dos meus colegas que fizeram primeiramente a prova e optei, na segunda metade, por acelerar a fundo e, sinceramente, acho que foi aí que ganhei”, disse o vencedor do dia.

Asgreen é campeão da última edição do Tour de Flandres e dono de títulos nacionais na crono e na estrada e, com a forte atuação na crono, o dinamarquês desbancou o recorde de 2020 do belga Remco Evenepoel neste percurso da crono, em Lagoa.

O líder Hayter sofreu uma queda mas manteve a camisa amarela com 12s sobre João Rodrigues

Outro destaque do dia foi o francês Thibault Guernalec (Arkéa Samsic) que fez o quarto tempo na crono e subiu para a quarta colocação na geral, a 22 segundos de Hayter.

João Rodrigues (W52-FC Porto) é o vice-líder da classificação geral, a 12 segundos, e tem na última etapa a oportunidade de brigar pelo título neste domingo, na subida do Malhão. O mesmo vale para o espanhol Jonathan Lastra Martinez (Caja Rural), que desceu para a quinta posição, a 42 segundos do líder.

O dono da camisa branca de líder da categoria Sub-23, o norte-americano Sean Quinn (Hagens Berman-Axeon), também saiu de Lagoa satisfeito. Não só manteve a liderança em sua categoria, como subiu para a nona colocação na geral, a 1min37s. Foi uma boa semana para o jovem americano em Portugal, que no domingo passado venceu a Clássica da Arrábida.

O irlandês Sam Bennett (Deceuninck-QuickStep) mantém a camisa verde de líder da classificação por pontos, virtualmente garantida depois das duas vitórias ao sprint em Portimão e Tavira. João Rodrigues veste a camisa azul, de líder da classificação de montanha.

Na classificação por equipes, a liderança é da britânica Ineos-Grenadier, com 1 segundo de vantagem sobre a esquadra francesa Arkea-Samsic.

Com a classificação geral em aberto, o pelotão enfrenta neste domingo (9 de maio) a subida do Malhão, no final da etapa de 170,1km que começa em Albufeira.

O percurso terá muito sobe e desce. Só na fase final do dia, os ciclistas terão uma sucessão de subidas exigentes, antes da escalada do Malhão (2,6km com inclinação média de 9,2%). As demais subidas estão na localidade de Vermelhos (3,2km a 5,9%, a 43,1km da chegada), Ameixeiras (1km a 14%, a 32,2km da meta) e Alte (2,1km a 5%, a 14km do final).

PROGRAMAÇÃO
1 – Lagos – Portimão – 189,5km
2 – Sagres – Fóia (Monchique) – 182,8km
3 – Faro – Tavira – 203,1km
4 – Lagoa – Crono individual – 20,3km
5 – Albufeira – Malhão (Loulé) – 170,1km

Mais informações no site oficial voltaaoalgarve.com