Leogang: Flückiger vence short track; Schurter erra na largada

HomeCompetições

Leogang: Flückiger vence short track; Schurter erra na largada

Schurter, que estreou a bike que vai usar em Tóquio, cometeu um erro banal na largada ao encaixar o pé no pedal e ficou para trás

Flückiger na vitória do short track em Leogang

Marcos Adami/Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A 3ª etapa da Copa do Mundo de mountain bike XCO começou nesta sexta-feira (11 de junho) em Leogang, na Áustria, com a prova de short track. O favorito Nino Schurter (Scott-Sram), que estreou a bike que vai usar em Tóquio, cometeu um erro banal na largada ao encaixar o pé no pedal e ficou para trás.

Nino Schurter, que estreou a bike de Tóquio em Leogang

O suíço fechou a primeira volta longe dos líderes, a 18 segundos e foi perdendo posições volta após volta até concluir com tranquilidade na 29ª colocação, a 1min54s do vencedor Mathias Flückiger (Thomus RN).

O suíço Flückiger esteve sempre entre os ponteiros. Ele abriu a segunda e a terceira volta, com o australiano Anton Cooper (Trek Factory Racing) em sua roda. Cooper fechou a primeira volta em 2min28s1 com 24,3km/h de velocidade média e registrou a volta mais rápida na disputa.

Mas o dia era do suíço, que pedalou com paciência e estratégia. O tcheco Ondrej Cink (Kross Orlen) abriu a quarta volta na frente. Mas Flückiger duelou até a última volta.

Flückiger no short track

Na 6ª volta, a vantagem da dupla era de 8 segundos para o pelotão de perseguidores, que tinha o campeão mundial Jordan Sarrou (Specialized), o francês Victor Koretzky (KMC Orbea), com o holandês Milan Vader (KMC Orbea) mais atrás.

Na última das oito voltas, o suíço atacou no trecho de grama e abriu boa vantagem sobre Cink, que não teve pernas para acompanhar. Flückiger cruzou a meta com o tempo de 20min43s, com 5 segundos de vantagem sobre Cink e 16 segundos sobre Vader, que completou o pódio.

Loana Lecomte mais uma vez dominou a disputa

Na prova das mulheres, mais uma vez o fenômeno francês Loana Lecomte (Massi) dominou a prova de ponta a ponta e garantiu mais uma vitória com o tempo de 21min10s. Além da vitória, Lecomte, de 21 anos, registrou também a melhor volta, com o tempo de 2min50s5 e velocidade média de 21,1km/h.

A segunda colocação ficou com a australiana Rebecca McDonnell (PRimaflor Mondraker), que apertou o ritmo na penúltima das sete voltas e duelou com a suíça Jolanda Neff (Trek Factory Racing). McDonnell cruzou a 4 segundos de Lecomte e Neff foi a terceira, a 11 segundos.

A francesa Pauline Prevot Ferrand (Absolute-Absalon), atual campeã mundial, fez uma prova modesta e terminou na 6ª colocação, a 32 segundos, 2 segundos atrás da norte-americana Haley Batten (Trinity).

Loana Lecomte na chegada

Resultados completos aqui

A programação da Copa do Mundo no Leogang Bike Park continua neste sábado com  as provas do downhill, que começam às 7h30 (feminino) e 8h45 (masculino). No domingo é a vez das disputas do cross country olímpico, no mesmo percurso do Campeonato Mundial realizado no ano passado, com 3,6 km e duas longas subidas principais. As provas começam às 7h (feminino) e 9h30 (masculino), todas com transmissão ao vivo pela Red Bull TV.

Veja lista de inscritos aqui

PROGRAME-SE (horário de Brasília)

Ao vivo na Red Bull TV

Sábado – 12 de junho – Downhill – 7h30 (feminino) e 8h45 (masculino)
Domingo – 13 de junho – XCO – 7h (feminino) e 9h30 (masculino)