Copa do Mundo: Mathias Flückiger vence XCO em Leogang

HomeCopa do Mundo de MTB

Copa do Mundo: Mathias Flückiger vence XCO em Leogang

Suíço entra para a história como o segundo atleta na história da prova a vencer o XCC e o XCO na mesma etapa; na Sub 23, brasileiro Alex Malacarne termina em 24º

Flückiger na prova do XCO em Leogang

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O suíço Mathias Flückiger (Thomus RN) venceu neste domingo (13 de junho) a prova de cross country da terceira etapa da Copa do Mundo. A corrida disputada em Leogang, nos Alpes Austríacos, foi com terreno seco e temperatura agradável, na casa dos 24 graus.

Flückiger, vencedor da prova de short track na sexta-feira, entra para a história como o segundo atleta na história da Copa do Mundo a vencer o XCC e o XCO na mesma etapa e iguala a proeza do holandês Mathieu Van Der Poel (Alpecin-Fenix).

Flückiger fechou as sete voltas no percurso de 6,1km em 1h15min50s, depois de travar um duelo contra o tcheco Ondrej Cink (Kross-Orlen) desde a segunda volta, quando a dupla escapou do pelotão e não foi mais alcançada. Flückiger fez uma corrida estratégica e reservou energia para as duas últimas voltas, com um ataque final na abertura da última volta.

“Eu me sentia cansado no início da prova. O Cink estava mais forte que eu nas subidas e sofri um pouco”, declarou o vencedor, que marcou a volta mais rápida da corrida na quinta volta com o tempo de 11min23s.

Flückiger venceu com vantagem de 14 segundos

A terceira colocação ficou com o neozelandês Anton Cooper (Trek), a 45 segundos. Cooper fez uma prova sólida e andou sempre na terceira colocação, a poucos segundos da dupla escapada. Cooper recebeu o sino da última volta a 28 segundos e garantiu o seu lugar no pódio.

A disputa pelas demais colocações no top 10 foi acirrada. Merece destaque a atuação do espanhol Jofre Cullellel (Primaflor-Mandraker) que esteve andou no grupo de perseguição e chegou a ocupar a quarta colocação, abriu a última volta em quinto, mas teve problemas na última volta e concluiu em 47°, a quase sete minutos do vencedor.

O suíço Thomas Litscher (Orbea-KMC) chegou ao grupo perseguidor na terceira volta e iniciou a última volta na quarta colocação, a 1min28s de Flückiger. Mas foi perdendo colocações com a chegada do francês Thomas Griot (Massi) e do romeno Vlad Dascalu (Trek-Pirelli), que concluíram em quarto e quinto, respectivamente.

O suíço Nino Schurter (Scott-Sram), mais uma vez vai ter que esperar para igualar o recorde de 33 vitórias em Copa do Mundo do francês Julien Absalon. Depois da decepção no short track, quando errou a largada e terminou na 29ª colocação, a quase 2 minutos do vencedor, o atual campeão olímpico largou na quarta fila e depois de uma corrida sem brilho e distante dos líderes, Schurter concluiu na 10ª colocação, a 1min59s.

A prova contou com 109 participantes de 26 países, destes apenas dois ciclistas não concluíram a corrida.

Com os resultados em Leogang, Flückiger lidera o ranking da Copa do Mundo com 794 pontos. Na segunda colocação está Cink com 654 pontos e o francês Victor Koretzky (KMC-Orbea) é o terceiro, com 623 pontos. Schurter aparece em sexto com 544 pontos e o brasileiro Henrique Avancini é o 18º, com 260 pontos.

RESULTADOS – 7 VOLTAS
1 – Mathias Flückiger – 1h15min50s
2 – Ondrej Cink – a 14s
3 – Anton Cooper – a 45s
4 – Thomas Griot – a 1min26s
5 – Vlad Dascalu – a 1min27s

Loana Lecomte domina a disputa mais uma vez

FEMININO
A prova da elite das mulheres teve mais uma vez o brilho da jovem francesa Loana Lecomte (Massi), que dominou de ponta a ponta e cravou sua terceira vitória consecutiva na Copa do Mundo nesta temporada. Lecomte foi abrindo pouco a pouco uma ampla vantagem sobre as demais competidoras e concluiu as cinco voltas no percurso de 6,1km em 1h17min03s.

Bastou para as adversárias brigarem pelos degraus mais baixos do pódio, com destaque para o duelo entre a sueca Jenny Rissveds (segunda colocada, a 1min48s) e a austríaca Laura Stigger (Specialized), que correndo em casa encontrou forças para garantir a terceira colocação no pódio, a 1min50s.

A suíça Jolanda Neff (Trek) esteve sempre no grupo perseguidor e na briga pelo pódio, mas foi perdendo ritmo e concluiu na quarta colocação, a 2min02s. A francesa Pauline Prevot (Absalon-BMC) nem de longe lembrou os bons tempos das temporadas passadas e com muito esforço concluiu na quinta colocação, a 2min30s.

A prova contou com 69 competidoras de 24 países, 7 não concluíram. A volta mais rápida na pista foi da sueca, que marcou 13min34s, com velocidade média de 15,69km/h.

Com mais esta vitória, Lecomte amplia sua liderança para 1.045 pontos, contra 680 de sua compatriota Pauline Prevot e 669 da norte-americana Haley Batten.

RESULTADOS – 6 VOLTAS
1 – Loana Lecomte – 1h17min03s
2 – Jenny Rissveds – a 1min48s
3 – Laura Stigger – a 1min50s
4 – Jolanda Neff – a 2min02s
5 – Pauline Ferrand Prevot – a 2min30s

SUB-23
Na categoria Sub-23, com prova disputada na manhã deste domingo, o paranaense Alex Malacarne Jr (Trinity Racing) concluiu na 24ª colocação, a 4min54s do vencedor, o norte-americano Amos Riley. A disputa da categoria teve 97 atletas de 24 países.

Os resultados completos estão no site oficial uci.ch

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine