Tour da Suíça: Mathieu van der Poel vence a 2ª etapa

HomeCiclismo

Tour da Suíça: Mathieu van der Poel vence a 2ª etapa

Em seu retorno ao ciclismo de estrada depois de duas etapas da Copa do Mundo de MTB, o holandês conquista etapa com ataque na subida final

Van der Poel na vitória da 2ª etapa do Tour da Suíça

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Em seu retorno ao ciclismo de estrada depois de duas etapas da Copa do Mundo de MTB, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix) conquistou sua quinta vitória da temporada 2021 ao faturar a chuvosa 2ª etapa, com 178 km de percurso, do Tour da Suíça nesta segunda-feira (7 de junho).

Van der Poel derrotou Maximilian Schachmann (Bora Hansgrohe) na chegada em Lachen depois que ambos escaparam no trecho final. Wout Poels (Bahrain-Victorious) foi o 3º.

“As condições estavam difíceis hoje. Parecia mais uma clássica. Quando olho para os ciclistas que venci, digo a mim mesmo que é uma grande vitória. Gostei muito de voltar para a bicicleta de estrada. Foi uma etapa super divertida, principalmente com a chuva no final”, comentou o holandês de 26 anos.

Van der Poel atacou o grupo da ponta a 3,4 km do final e parecia estar no caminho para uma vitória solo depois que Jakob Fuglsang (Astana Premier Tech) não conseguiu o acompanhar. Mas Schachmann encarou a perseguição e encostou a 1,8 km da meta. “Eu vi que Mathieu estava indo muito bem, na descida fiz o meu melhor, mas a estrada estava bastante molhada e bastante perigosa. Quando Mathieu atacou no plano, pude segui-lo, mas ele foi muito forte no sprint. Estou muito feliz com minha corrida hoje”, disse Schachmann.

Marc Hirschi (UAE Emirates) liderou o grupo com favoritos da classificação geral, com Julian Alaphilippe, Richard Carapaz, Michael Woods e Fuglsang, que terminaram a 3 segundos.

Alaphilippe subiu para o 2º lugar na classificação geral

Kung segura a camisa amarela de líder

O líder Stefan Küng (Groupama FDJ) segurou a camisa amarela, com vantagem de apenas 1 segundo. Alaphilippe é o 2º e Schachmann o 3º, a 2 segundos.  “Meu objetivo era manter a camisa amarela e me senti muito bem, mas perdi contato no final.  Amanhã, será menos difícil. Eu não deveria ter problemas para seguir em frente, vou dar tudo para manter a liderança”, afirmou Kung.

Na primeira fuga do dia, Claudio Imhof (Seleção Suíça), Tom Bohli (Cofidis), Nicolas Zukowsky (Rally Cycling) e Matteo Dal-Cin (Rally Cycling) escaparam e chegaram a abrir quase seis minutos de vantagem nos primeiros quilômetros. Na subida de Ghoch, a vantagem caiu para 5min30s, com a Deceuninck-QuickStep controlando o ritmo do pelotão para o campeão mundial Alaphilippe.

Na subida de Oberricken, a 43 km do fim, a diferença havia diminuído para 3min48s. Bohli atacou na subida e escapou, mas Imhof encostou na descida. O pelotão estava a 1min58s, com uma perseguição intensa, com o Team BikeExchange e a Alpecin Fenix liderando.

No percurso da 2ª etapa

Com duas subidas restantes – uma delas não categorizada – a dupla líder manteve a vantagem e Imhof derrotou Bohli na primeira subida e ainda conseguiu chegar à subida final da Litschstrasse na frente.

O pelotão alcançou e Van der Poel, muito marcado, ficou em um grupo de nove quando atingiu o topo da escalada alguns segundos antes do camisa amarela. O holandês seguiu em frente e faturou sua primeira vitória no ciclismo de estrada desde a Tirreno-Adriático em março.

TOP 10 DA ETAPA 2
1 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 4:12:30
2 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:01
3 Wout Poels (Hol) Bahrain Victorious 0:00:03
4 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team
5 Marc Hirschi (Sui) UAE Team Emirates
6 Richard Carapaz (Equa) Ineos Grenadiers
7 Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation
8 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep
9 Jakob Fuglsang (Din) Astana-Premier Tech
10 Andreas Kron (Din) Lotto Soudal 0:00:09

TOP 10 DA CLASSIFICAÇÃO GERAL
1 Stefan Küng (Sui) Groupama-FDJ 4:24:52
2 Julian Alaphilippe (Fra) Deceuninck-QuickStep 0:00:01
3 Maximilian Schachmann (Ale) Bora-Hansgrohe 0:00:02
4 Mathieu van der Poel (Hol) Alpecin-Fenix 0:00:06
5 Ivan Garcia Cortina (Esp) Movistar Team 0:00:12
6 Mattia Cattaneo (Ita) Deceuninck-QuickStep
7 Richard Carapaz (Equa) Ineos Grenadiers 0:00:13
8 Neilson Powless (EUA) EF Education-Nippo 0:00:25
9 Gino Mäder (Sui) Bahrain Victorious 0:00:30
10 Andreas Kron (Din) Lotto Soudal 0:00:33

Próxima etapa
Nesta terça-feira a 3ª etapa terá 185 km entre Lachen e Pfaffnau. Com um circuito adicional por terrenos acidentados antes de cruzar a linha de chegada, a etapa ganha contornos de uma clássica da primavera.

AS ETAPAS
Etapa 1 – 6 de junho – Frauenfeld – Frauenfeld – 10,9 km
Etapa 2 – 7 de junho – Neuhausen at the Rhine Falls – Lachen – 173 km
Etapa 3 – 8 de junho – Lachen – Pfaffnau – 185 km
Etapa 4 – 9 de junho – St. Urban – Gstaad – 171 km
Etapa 5 – 10 de junho – Gstaad – Leukerbad – 172 km
Etapa 6 – 11 de junho – Fiesch – Disentis–Sedrun – 162 km
Etapa 7 – 12 de junho – Disentis–Sedrun – Andermatt – 23,2 km
Etapa 8 – 13 de junho – Andermatt – Andermatt – 118 km

LEIA MAIS
Tour da Suíça no Bikemagazine

Site oficial do evento

VEJA VÍDEO