Um dia após vencer o Giro Sub 23, Ayuso tem nova equipe, a UAE Emirates

HomeCiclismo

Um dia após vencer o Giro Sub 23, Ayuso tem nova equipe, a UAE Emirates

Aos 18 anos, espanhol que se tornou o mais jovem ciclista a vencer o Giro D´Italia Giovani sub-23, vai estrear no ciclismo profissional

Juan Ayuso com a maglia rosa do Giro D’Italia Sub 23

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

O espanhol Juan Ayuso, campeão do Giro D´Italia Giovani sub-23, o “Girino” ou “Giro Baby”, disputado de 3 a 12 de junho, tem mais um motivo para comemorar. Além da brilhante vitória na prova italiana, o ciclista de 18 anos, o primeiro espanhol a vencer a corrida responsável por revelar novos talentos do ciclismo de estrada e que também se tornou o mais jovem campeão da disputa, passa a fazer parte da equipe profissional UAE Emirates a partir deste domingo, um dia depois de sua conquista.

“Não tenho palavras, simplesmente obrigado a todos aqueles que me ajudaram e aqueles que me apoiam”, disse Ayuso ao finalizar a corrida com a maglia rosa.

Ayuso, que venceu três das dez etapas do Giro Sub 23, incluindo a etapa rainha, estava emprestado para a equipe italiana Colpack conta o manager da UAE Emirates Joxean Fernández Matxin, que o acompanha desde a categoria cadete e que assinou um contrato (com a assinatura do pai, já que era menor de idade) de cinco anos.

Durante o período em que esteve na Colpack, o espanhol conquistou 9 vitórias. “Ayuso sempre venceu com muita facilidade, largava atrás e chegava sozinho. Por isso, decidimos que ele correria seis meses no calendário sub-23 italiano para aprender mais. Estamos muito gratos à equipe Colpack, mas de agora em diante ele vai para a equipe profissional dos Emirados Árabes Unidos”, confirmou Matxin logo após a conquista de Ayuso.

“Por que uma equipe como a UAE assinou um contrato tão longo com um novato? Bem, porque ele tem classe, ambição, caráter vitorioso, personalidade… Ayuso é um talento puro e isso você tem ou não tem, não dá para comprar”, completou.

Por enquanto, seu calendário com a equipe ainda não foi definido, mas Ayuso deve ser confirmado no Giro dell’Appennino, que começa dia 24 de junho, e é esperado na Clássica de San Sebastian, no dia 31 de julho. Matxin, porém, descarta que o novato vá disputar a Volta a Espanha nesta temporada.

O Giro D´Italia Giovani sub-23, que começou a ser disputado em 1970, já revelou muitos nomes que fizeram história no ciclismo. Em 1992, por exemplo, Marco Pantani venceu a disputa aos 22 anos. Entre os vencedores mais recentes que, atualmente, se destacam no pelotão profissional estão o britânico Thomas Pidcock, vencedor de 2020, aos 20 anos, e o russo Aleksandr Vlasov, campeão de 2018 aos 22 anos.

VEJA MAIS
Site oficial do Giro D´Italia Giovani sub-23