HomeVariedades

Conheça a história do Futebol Olímpico e suas semelhanças com o Ciclismo Olímpico

nonono

O ciclismo de pista nos Jogos de Londres 2012 – Foto de Simon Connellan @simonco – Unsplash

Do Bikemagazine
Foto de Simon Connellan @simonco – Unsplash

O futebol tem suas raízes na China antiga, enquanto a versão moderna do jogo começou nas ruas da Inglaterra medieval. Mas pouca gente sabe que o jogo se tornou tão violento que foi proibido pelo rei da Inglaterra por mais de 300 anos. As escolas públicas inglesas têm o crédito de posteriormente estabelecer os códigos do futebol moderno, transformando assim a diversão das massas em um esporte de verdade.

Olimpíadas
Os primeiros jogos olímpicos, em Atenas 1896, não incluíam futebol e foi apenas em 1908 que o esporte foi incluído pelo comitê olímpico. Já o ciclismo é uma das modalidades esportivas disputadas desde o começo das Olimpíadas modernas. O Ciclismo de Pista esteve presente em quase todos os Jogos, com exceção de Estocolmo 1912, quando ocorreu apenas como demonstração.

O futebol tem uma longa e complicada história nos Jogos Olímpicos. Até 1930, o torneio de futebol das Olimpíadas era considerado a competição mais importante do mundo. Com a criação da Copa do Mundo, as Olimpíadas começaram a perder o brilho.

História
Em 1908, o torneio de futebol contou com apenas 6 países: Grã-Bretanha, França A, França B, Dinamarca, Suécia e Holanda. Na competição seguinte, o número saltou para 11. Após uma pausa devido à Primeira Guerra Mundial, as Olimpíadas voltaram em 1920. Desta vez, com 14 nações, incluindo o Egito, primeiro país não europeu a participar.
Em 1924, o torneio atingiu um total de 24 nações. O Uruguai se tornou a primeira nação a representar a América do Sul e conquistou a medalha de ouro. Em 1928, ficou claro que o torneio de futebol havia se tornado muito popular para as Olimpíadas.

Até então, as Olimpíadas só permitiam que jogadores amadores participassem, o que se tornou um problema à medida que as associações profissionais de futebol se tornavam comuns. Isso levou a FIFA a planejar um novo torneio internacional: a Copa do Mundo.

O torneio de 1928 foi portanto a última vez que as Olimpíadas sediaram uma competição de futebol de primeira linha. Com o profissionalismo continuando a se espalhar pelo mundo, a diferença entre o torneio olímpico e a Copa do Mundo aumentou ainda mais.

Nas Olimpíadas de 1984, com o COI finalmente permitiu que jogadores profissionais participassem do torneio. No entanto, a FIFA insistiu que a Copa do Mundo tivesse prioridade sobre as Olimpíadas.

COI e a FIFA finalmente chegaram a um acordo: as nações que faziam parte da UEFA e da CONMEBOL só podiam colocar jogadores que não haviam disputado uma Copa do Mundo, enquanto as outras nações podiam colocar seus times mais fortes.

Em 1992, as regras foram atualizadas e apenas jogadores com menos de 23 anos participariam. Quatro anos depois, o COI permitiu 3 jogadores acima dos 23 anos em cada equipe.

Vencedores
A Europa dominou a competição até 1992 em Barcelona, ​quando a Espanha se tornou o último europeu a ganhar o ouro. Desde os Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, equipes africanas e sul-americanas conquistaram todos as medalhas de ouro. O Brasil só conseguiu seu primeiro ouro nos últimos jogos, no Rio de Janeiro em 2016, mas tem grandes chances nesse ano, o que proporciona uma chance de fazer um sportingbet hoje para apostar nessa possibilidade.