Descubra o tamanho de bicicleta ideal para o seu filho

HomeVariedades

Descubra o tamanho de bicicleta ideal para o seu filho

Saiba como escolher o tamanho ideal de uma bicicleta infantil de acordo com a idade e o peso da criança

Do Bikemagazine
Foto de Amber Faust – unsplash.com

O aniversário do seu filho está chegando e ele pediu uma bicicleta de presente. E agora? Você sabe qual bicicleta é a ideal para a idade dele? Esse momento pode se tornar uma tarefa complicada para alguns pais que não possuem muito entendimento do assunto.

As bicicletas possuem diversos formatos e tamanhos, que vão de diferentes tipos de pneu, a diferentes tipos de quadro e de aro.

Que tal evitar o desconforto de comprar o produto errado? Foi pensando nisso, que nós preparamos um texto para te ensinar qual é o tamanho exato da bicicleta para o seu filho. Você verá a seguir uma lista de acordo com o tamanho e a idade dele. Acompanhe:

Crianças de 2 a 5 anos (até 21kg)
Você já ouviu falar da bicicleta sem pedais? Ela também é chamada de bicicleta de equilíbrio. É o brinquedo ideal para que o seu filho adquira equilíbrio em cima da bicicleta. Nesse caso, ele empurra a bike com os pés.

Crianças de 4 a 6 anos (até 25kg)
Nesta idade as crianças já podem se aventurar com uma bicicleta de aro 14”. A altura delas deve ser de 95 cm a 110 cm.

Crianças de 5 a 8 anos (até 30kg)
De 5 a 8 anos as crianças já estão um pouco maiores. É nesta fase que a maioria começa a pedalar sem a ajuda de rodinhas. Se o seu filho possui entre 110cm a 120cm, a bicicleta de aro 16” é ideal para ele.

Crianças de 8 a 12 anos (até 50kg)
Nesta categoria temos as bicicletas com aro 20”, uma das mais tradicionais do mercado. Afirmamos isso, pois apesar de não ser a primeira bicicleta da maioria das crianças, será uma das mais utilizadas.

Elas são recomendadas para crianças com até 150 cm. Ou seja, algumas crianças podem chegar aos 13 ou 14 anos utilizando a mesma bicicleta. Por isso, a bicicleta aro 20 possui modelos com até 18 marchas, além de  bancos e guidão ajustáveis, por exemplo.

Crianças acima de 150 cm
Para esta categoria, as bicicletas aro 24” são as mais recomendadas. Ela já está bem próxima das bikes de ciclistas adultos. É comum achar modelos com diversos tipos de freio, materiais mais resistentes, como aço e alumínio, diversas marchas e suspensão diferenciada.

Aro 26, o mais comum entre os adultos
Depois de lhe apresentar toda a categoria de bicicletas infantis, vamos falar rapidamente da bicicleta mais comum entre os adultos. De todos os tamanhos de aro de bicicleta, o 26” é o mais popular.

Ele pode ser utilizado por qualquer pessoa que saiba pedalar. A manutenção costuma ser barata e por ser o modelo mais comum, é de fácil reposição. Geralmente é utilizada em pedaladas urbanas e trilhas.

Saiba que na hora de escolher o modelo ideal, não existe a melhor bicicleta do mercado. Existe a melhor bicicleta para você, em cada caso e situação. Portanto, sempre leve em conta as suas particularidades na hora da escolha.