Tóquio: Bélgica confirma Evenepoel na estrada e crono

HomeCompetições

Tóquio: Bélgica confirma Evenepoel na estrada e crono

Equipe belga para o ciclismo de estrada terá ainda o campeão da Rio-2016 Greg Van Avermaet e Wout van Aert

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Bélgica confirmou o ciclista Remco Evenepoel para os Jogos de Tóquio. O belga de 21 anos, que estará na disputa olímpica pela primeira vez, vai competir nas provas do ciclismo de estrada e de contrarrelógio. A Federação da Bélgica confirmou ainda Greg van Avermaet, medalha de ouro na estrada nos Jogos Rio-2016, Wout van Aert, Tiesj Benoot e Mauri Vansevenant.

Evenepoel chamou atenção na temporada 2019, em sua estreia no ciclismo profissional na equipe Deceuninck-QuickStep, aos 19 anos, quando assinou um contrato até 2026. Naquele ano, conquistou cinco vitórias, entre elas a Clássica de San Sebastian e o título do Campeonato Europeu de Contrarrelógio.

 

O belga começou 2020 com o título de campeão da Volta de San Juan, na Argentina, e, em seguida, faturou o título da Volta ao Algarve, em Portugal, a Volta a Burgos e o Tour da Polônia. Mas, em agosto de 2020, durante a clássica Il Lombardia, bateu forte e voou sobre o muro de proteção em uma curva à esquerda na descida do Muro di Sormano, a 40km da meta. O belga caiu de uma grande altura sobre a vegetação e foi resgatado consciente e removido a um hospital. Com fraturas na pélvis e lesões no pulmão, teve que abandonar a temporada.

Após um longo período de recuperação, Evenepoel retornou ao pelotão em 2021 estreando no Giro d’Italia. A Deceuninck-Quickstep apostou alto no seu jovem talento belga, o colocando na posição de líder, apesar dele não ter competido desde sua terrível queda. Seu primeiro Grand Tour teve um bom começo, com duas etapas nos 5 primeiros lugares na primeira semana. Mas, quando as montanhas chegaram, o belga teve dificuldades, caiu e acabou abandonando o Giro na 17ª etapa.

Depois do Giro, o jovem belga conquistou sua primeira vitória após o acidente de 2020 ao vencer o Baloise Belgium Tour, prova de cinco etapas. Terminou o Campeonato Nacional Belga de 2021 em 2º no contrarrelógio e em 3º na prova de estrada.

LEIA MAIS
A modalidade ciclismo, que inclui ciclismo de estrada, ciclismo de pista, MTB XCO e BMX Racing e Freestyle, faz a sua largada com a prova de estrada dos homens no Fuji International Speedway no dia 24 de julho. No dia seguinte é a vez das mulheres e, no dia 28 de julho, será disputada a prova de contrarrelógio. Vale lembrar que o Brasil não conseguiu vaga no ciclismo de estrada. Confira a programação e horários aqui