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Top melhores alimentos para consumir antes do treino

Confira as dicas para se alimentar corretamente antes da prática de esportes

As frutas são ótimos alimentos para serem ingeridos antes do treino Foto: Nathan Cowley/Pexels

Exercitar-se é uma das melhores maneiras de manter a saúde em dia, diminuir o estresse, aumentar a resistência e muito mais.

Porém, para conseguir alcançar melhores resultados, é necessário se alimentar corretamente antes do treino.

A nutricionista Romina Cerutti, editora do portal Saudável e Forte, explica que as proteínas, gorduras e carboidratos têm um papel importante durante a prática das atividades físicas, pois fornecem energia durante o treino.

Por isso, confira a seguir o que deve ser consumido antes dos exercícios.

Frutas

As frutas, sejam elas in natura ou na versão de sucos e vitaminas, garantem energia imediata para o treino, pois são carboidratos consumidos rapidamente pelo organismo.

Caso opte pelos sucos, lembre-se de não os adoçar, e se a ingestão for da fruta in natura é interessante comê-la com aveia, que é um cereal rico em fibras e que equilibra o açúcar do sangue.

Outras opções são as saladas de frutas e as vitaminas feitas com leite, que garantem ainda mais vantagens, pois o leite é rico em proteína.

Batata doce 

A batata doce é um dos alimentos mais tradicionais consumidos no pré-treino.

Essa é uma fonte de carboidrato complexo, que possui baixo índice glicêmico e é absorvida lentamente pelo corpo. Por isso, mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

O ideal é consumi-la cozida e recomenda-se de 1 a 4 gramas desse carboidrato por quilo de peso do atleta.

Proteínas

As proteínas auxiliam no processo de ganho de massa muscular e servem para proteger e recuperar os músculos das lesões que são causadas durante os treinos.

Todos esses motivos fazem com que seja uma ótima escolha consumir fontes de proteína antes da prática de exercícios.

Isso pode ser feito de muitas formas e a associação de proteínas com carboidratos é responsável por estimular o balanço proteico e aumentar o efeito anabólico das atividades.

Sugestões de consumo são peito de frango, atum, carne magra moída refogada e salmão.

Esses alimentos podem ser consumidos sozinhos ou acompanhados de pão integral, tapioca e arroz integral.

As proteínas ajudam no ganho de massa muscular. Foto: Victor Freitas/Unsplash

Whey protein

Outra fonte de proteínas é o whey protein, que é bastante ingerido pelos atletas antes dos treinos.

Ele é indicado principalmente para quem está há cerca de 2 ou 3 horas sem consumir nenhuma proteína e irá treinar, sendo fácil de preparar.

Para melhores resultados recomenda-se associá-lo com alguma fonte de carboidrato, como é o caso do farelo de aveia, e esse suplemento é ideal para quem deseja ganhar músculos.

Ovos

Os ovos são fonte de vitamina A e B12, selênio, albumina e muitos outros nutrientes. A albumina atua na hipertrofia, fazendo com que seja mais fácil aumentar a musculatura.

Por isso também é uma boa escolha consumir ovos antes do treino. Nesse caso pode-se fazer omeletes ou ovos mexidos e inserir neles fontes de proteína, fibras e queijos, como cottage e queijo branco.

Alimente-se bem e bom treino!