Espanha confirma Valverde, que vai disputar 5º Jogos Olímpicos

HomeCompetições

Espanha confirma Valverde, que vai disputar 5º Jogos Olímpicos

Quatro dos cinco ciclistas selecionados para a prova de estrada em Tóquio estão disputando o Tour de France e viajam para Tóquio um dia depois da final em Paris

Valverde, aos 41 anos, na disputa do Tour de France 2021

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A Federação de Ciclismo da Espanha confirmou os cinco ciclistas que vão disputar a prova de estrada dos Jogos de Tóquio, no dia 24 de julho. O veterano Alejandro Valverde, que vai competir a prova olímpica pela quinta vez, depois de Atenas, Pequim, Londres e Rio, terá a companhia dos irmãos Ion e Gorka Izagirre, Omar Fraile e Jesús Herrada.

Para a prova de contrarrelógio, que será no dia 28 de julho, foi escalado o caçula dos Izaguirre, Ion, que estará em seu segundo Jogos Olímpicos depois da estreia no Rio de janeiro.

Pello Bilbao, que criticou o treinador da seleção Pascual Momparler, ao saber da sua exclusão, permanece como reserva para o caso de algum acidente acontecer.

 

“É um percurso para escaladores e muito difícil de controlar. Numa corrida tão complicada e com blocos de tão poucos homens, quero que o meu consiga entrar nos cortes e terminar, como aconteceu com Samuel Sánchez em Pequim 2008, embora o Alejandro comece como líder e tenhamos construído esta equipe em torno dele”, explicou Momparler. Sobre suas escolhas, ele afirmou: “Acho que são os mais adequados para o percurso que vamos enfrentar, exigente e com mais de 200 km.”

Valverde, que tem 41 anos e está disputando o Tour de France, mostrou-se animado com a convocação. “Vamos nos divertir e dar o nosso melhor. Estou me sentindo bem no Tour e isso parece um bom sinal para Tóquio. Por isso, digo que faremos o máximo para ganhar ou conquistar uma medalha”.

A Federação informou que já programou os testes PCR necessários para a seleção viajar ao Japão 96 e 72 horas antes da prova. Quatro dos cinco ciclistas estão no Tour de France – Valverde na Movistar, Fraile e Ion Izaguirre na Astana e Herrada na Cofidis – e devem pegar um voo para Tóquio saindo de Paris na próxima segunda-feira, dia 19, um dia após o fim do Tour. Apesar do risco de falta de aclimatação ou jet lag, os quatro que estão no Tour não pretendem abandonar a disputa, segundo informou a Federação.

 

LEIA MAIS
A modalidade ciclismo, que inclui ciclismo de estrada, ciclismo de pista, MTB XCO e BMX Racing e Freestyle, faz a sua largada com a prova de estrada dos homens no Fuji International Speedway no dia 24 de julho. No dia seguinte é a vez das mulheres e, no dia 28 de julho, será disputada a prova de contrarrelógio. Vale lembrar que o Brasil não conseguiu vaga no ciclismo de estrada. Confira a programação e horários aqui

MAIS REPORTAGENS
Jogos de Tóquio no Bikemagazine