Como aproveitar os filmes e jogos para fazer as crianças se interessarem pelas bikes desde cedo

HomeVariedades

Como aproveitar os filmes e jogos para fazer as crianças se interessarem pelas bikes desde cedo

Confira dicas de filmes e games que incentivam as crianças a entenderem a importância e a sustentabilidade das bicicletas

Para criar o interesse pelas bikes a dica é usar referências e inspirações 

Do Bikemagazine
Foto de divulgação/Unsplash.com

Educar as crianças para que elas gostem das bicicletas desde cedo é muito importante. Em um mundo cada vez mais tomado pelos automóveis, que muitas vezes causam fanatismo nos pequenos por conta dos vários filmes e desenhos que vangloriam as corridas automobilísticas e o estilo de vida ligado aos carros, e com as brincadeiras e exercícios físicos perdendo espaço para as telas, essa tarefa também se tornou mais difícil. Mas, é possível utilizar esses mesmos artefatos para criar o interesse pelas bikes, com algumas referências e inspirações certeiras.

Um ótimo exemplo é o filme de animação “Bikes”. Com forte apelo infantil, ele é como se fosse o famoso filme “Carros”, mas com bicicletas. Todas as bikes vivem em uma cidade e agem e se comunicam como humanos. O local sempre viveu harmoniosamente, até que aparece o motor a gasolina. A partir daí, começa uma batalha pela sustentabilidade e pela manutenção da natureza. Com um enredo simples e bem trabalhado, é possível que as crianças já entendam a importância de valorizar a bicicleta em detrimento dos carros.

Outro filme, um pouco mais complexo, mas também com apelo para as crianças devido às várias cenas de ação é “Bicicletas Voadoras” (BMX Bandits). Na história, um trio de praticantes de BMX acaba caindo em uma situação em que precisam fugir de perigosos bandidos. Para isso, usam toda a sua gama de manobras, o que pode impressionar os pequenos.

Os jogos também podem ajudar bastante. Existem muitos títulos disponíveis para celular, como Bike Unchained 2, Mad Skills BMX, estes mais complexos e com foco nas manobras e na velocidade, e alguns mais infantis e simples, como Wheelie Bike 2, em que o único objetivo é empinar e coletar moedinhas. Para os videogames, um dos destaques é Descenders, um game relaxante e divertido que pode ser jogado de várias maneiras, com manobras, corridas, ou simplesmente andando sem compromissos. Seja qual for o jogo, o fato de se divertir nas telas com uma bicicleta pode incentivar a criança a procurar a prática real.

Com essas inspirações, há grandes chances de a criança decidir que quer ter uma bicicleta de verdade e tentar fazer as mesmas coisas vistas nos jogos e nos filmes. Então, se a criança for muito pequena, você pode optar por uma bicicleta sem pedal, que já é capaz de treinar a coordenação e o equilíbrio sem riscos de quedas.

Com o passar do tempo, é possível evoluir para modelos mais complexos, escolhendo-os de acordo com o tamanho e a idade de seu filho. Também é importante não esquecer que a maior fonte de inspiração para as crianças é o exemplo dado pelos adultos próximos. Então, sempre faça questão de valorizar a bicicleta enquanto está com elas.