Mundial de MTB: Avancini é prata no short track

HomeCompetições

Mundial de MTB: Avancini é prata no short track

Norte-americano Christopher Blevins é o primeiro campeão mundial do XCC; no feminino, a vencedora foi a suíça Sina Frei

Chegada do short track, com Blevins em 1º e Avancini em 2º

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michele Mondini

Henrique Avancini ficou com a medalha de prata na estreia do short track no Campeonato Mundial de MTB, nesta quinta-feira (26 de agosto), em Val di Sole, na Itália. O norte-americano Christopher Blevins conquistou  o ouro e a camisa arco-íris e o alemão Max Brandl terminou em 3º.

“Foi uma temporada difícil para mim por várias razões. Voltar a competir significa muito para mim neste momento. Acho que fiz uma grande corrida. Eu não vi o Blevins chegando na última subida e acho que foi crucial para o resultado da prova. Acho que ele é muito talentoso e tem muita habilidade. Perder para ele me faz sentir menos mal”, disse Avancini. “Voltar em um pódio do Campeonato Mundial é importante.”

Avancini fez uma corrida consistente e se manteve no grupo da frente durante as oito voltas no circuito. O sul-africano Alan Hatherly, seu colega na equipe Cannondale, liderou as duas primeiras voltas, até ser ultrapassado por Avancini, que andou na frente na terceira e quarta volta. O tcheco Ondrej Cink abriu a quinta volta em primeiro, com o brasileiro na segunda colocação.

As últimas três voltas foram intensas, com a chegada de Blevins ao primeiro grupo. O alemão Max Brandl atacou forte na penúltima volta na passagem pelo rock garden e abriu uma boa vantagem e começou a última volta com 7 segundos de vantagem sobre Avancini, que era seguido de perto por Blevins.

Avancini na disputa do XCC

O norte-americano ultrapassou Avancini em uma curva e assumiu a liderança para se consagrar como o primeiro campeão mundial da modalidade XCC. Avancini levou a melhor sobre Brandl no sprint final e garantiu a medalha de prata, a 2 segundos.

Os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi e Ulan Galinski, que se classificaram para a disputa, chegaram a ocupar posições de destaque nas primeiras voltas, mas perderam contato com os líderes. Cocuzzi não terminou e Galinski encerrou em 33º, a 1min41s.

TOP 10 XCC
1 Christopher Blevins (EUA) 0:19:30
2 Henrique Avancini (Brasil) 0:00:02
3 Maximilian Brandl (Alemanha) m.t.
4 Ondřej Cink (República Tcheca) 0:00:03
5 Alan Hatherly (África do Sul) 0:00:05
6 Martins Blums (Lituânia) 0:00:17
7 Jens Schuermans (Bélgica) 0:00:21
8 Filippo Colombo (Suíça) m.t.
9 Gioele Bertolini (Itália) 0:00:23
10 Daniele Braidot (Itália) 0:00:24

Sprint e vitória para a suíça Sina Frei

Na prova das mulheres, a vencedora foi a suíça Sina Frei. A britânica Evie Richards ficou com a medalha de prata e a francesa Pauline Ferrand Prevot foi bronze.

A italiana Eva Lechner foi a primeira a assumir a liderança, aumentando o ritmo para deixar um grupo de 11 na frente no final da volta 2. No entanto, um erro na subida sobre as rochas a deixou para trás.

Sina Frei na disputa

Richards aumentou o ritmo, até que Pauline Ferrand-Prevot atacou na penúltima volta. Sina Frei fez uma manobra ousada na curva na descida que precedeu o trecho de subida mais difícil e conseguiu abrir uma vantagem. A britânica se jogou nas curvas finais e a chegada foi no sprint, com a suíça em primeiro.

A prova contou com a brasileira Letícia Cândido, que terminou em 32ª.

TOP 10 XCC FEMININO
1 Sina Frei (Suíça) 0:20:11
2 Evie Richards (Grã-Bretanha) m.t.
3 Pauline Ferrand Prevot (França) 0:00:01
4 Linda Indergand (Suíça) 0:00:02
5 Jolanda Neff (Suíça) 0:00:11
6 Rebecca Mcconnell (Austrália) 0:00:17
7 Iryna Popova (Ucrânia) 0:00:26
8 Jenny Rissveds (Suécia) 0:00:37
9 Greta Seiwald (Itália) 0:00:41
10 Alessandra Keller (Suíça) 0:00:42

Pódio do XCO da Junior masculina

Categoria Junior

As disputas do cross country olímpico (XCO) começaram nesta quinta em Val do Sole com as provas da categoria Junior. No feminino, a vencedora foi a francesa Line Burquier, que também conquistou o título europeu na temporada 2021. A França conseguiu ainda a medalha de prata, com Olivia Onesti. A italiana Sara Cortinovis ficou com o bronze.

A prova contou com a brasileira Luiza Cocuzzi, que terminou em 48ª.

Pódio do XCO da Junior feminina

Na prova da Junior masculino mais uma medalha de ouro para a França, com a vitória de Adrien Boichis. O colombiano Camilo Gomez foi prata e o suíço Nils Aebersold ficou com o bronze.

Programação

Nesta sexta-feira, chega a hora das disputas da camisa arco-íris do e-MTB e do four cross. No e-MTB o Brasil estará na prova com Erick Bruske e Isabella Ribeiro.

No sábado serão disputadas as provas do XCO da Sub 23 e da Elite e, no domingo, o downhill. As provas da Elite do XCO e do downhill terão transmissão ao vivo pela Red Bull TV.

Horário de Brasília
Dia 28 – 7h40
 – XCO feminino
Dia 28 – 10h25 – XCO masculino
Dia 29 – 7h30 – Downhill

Confira aqui

LEIA MAIS
Mundial de MTB no Bikemagazine

Site oficial do evento