Mundial de MTB: Evie Richards é a campeã da Elite do XCO

HomeMundial de MTB

Mundial de MTB: Evie Richards é a campeã da Elite do XCO

Vencedora é a primeira britânica a conquistar a camisa arco-íris do cross country olímpico; brasileira Letícia Cândido ficou em 55º

Pódio do XCO feminino no Mundial de MTB 2021

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A britânica Evie Richards surpreendeu as adversárias e favoritas ao ouro com uma atuação impecável e conquistou o título de campeã mundial de MTB XCO 2021 neste sábado (28 de agosto) em Val di Sole, na Itália.

Evie assumiu a liderança da corrida ao ultrapassar na segunda volta a campeã de 2020, a francesa Pauline Prevot, e ampliou a vantagem até o final da prova. A britânica cruzou sozinha a linha de chegada e fechou as cinco voltas com o tempo de 1h23min52s.

“Nunca imaginei que eu seria boa o bastante para vencer. Estou chocada. Eu treinei muito nas últimas três semanas e agradeço ao meu treinador e outras pessoas que me ajudaram a desenvolver minhas técnicas de descida”, disse a medalhista de ouro que se tornou a primeira britânica a vencer um mundial de cross country.

 

A prova das mulheres contou com 60 ciclistasque deram cinco voltas no percurso de 4km com 190m de ascensão. A medalha de prata ficou com a holandesa Anne Terpstra, que ultrapassou Prevot logo depois da zona de abastecimento na quarta volta e se manteve firme na segunda colocação até o final, fechando a prova a 56 segundos de Evie Richards.

Na penúltima volta, a suíça Sina Frei – que integrava o grupo de 5 ciclistas que lutava pelo bronze – apertou o ritmo logo na primeira subida. Além de Frei, o grupo tinha a campeã olímpica Jolanda Neff, Maja Wloszczowska e Pauline Prevot, que perdeu contato com o a aceleração do grupo que lutava pelo bronze.

Evie Richards dominou a disputa em Val di Sole

No final da última volta – depois da zona de abastecimento – Neff e Frei travaram um duelo que foi decidido no sprint final, com Sina Frei levando a melhor e garantindo o bronze, a 1min08s da britânica.

Das 60 ciclistas que largaram, 57 concluíram a prova, entre elas a brasileira Letícia Cândido que terminou na 55ª colocação, a uma volta.

TOP 10
1 Evie Richards (Grã-Bretanha) 1:23:52
2 Anne Terpstra (Holanda) 0:01:03
3 Sina Frei (Suíça) 0:01:08
4 Jolanda Neff (Suíça) m.t.
5 Maja Wloszczowska (Polônia) 0:01:47
6 Pauline Ferrand Prevot (França) 0:02:35
7 Rebecca Mcconnell (Austrália) 0:02:45
8 Anne Tauber (Holanda) 0:02:56
9 Malene Degn (Dinamarca) 0:03:17
10 Alessandra Keller (Suíça) 0:03:20

A austríaca Mona Mitterwallner venceu na categoria Sub 23

Sub 23
No XCO da Sub 23 feminino, a vencedora foi Mona Mitterwallner, da Áustria. A medalha de prata ficou com a também austríaca Laura Stigger, a 2min04s. A medalha de bronze ficou com a dinamarquesa Caroline Bohe, a 3min26s.

LEIA MAIS
Mundial de MTB no Bikemagazine