Mundial de MTB: França vence Team Relay pela sétima vez

HomeCompetiçõesMountain bike

Mundial de MTB: França vence Team Relay pela sétima vez

Prova de revezamento abriu a programação das camisas arco-íris do MTB 2021 em Val di Sole, na Itália

Jordan Sarrou foi o último no revezamento vitorioso da Franca

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michele Mondini

A França venceu nesta quarta-feira (25 de agosto) a prova de Team Relay do Campeonato Mundial de MTB, que está sendo disputado em Val di Sole, na Itália. Esta é a sétima vez que a seleção francesa vence o título mundial da prova de revezamento. A equipe vitoriosa reuniu Jordan Sarrou, Lena Gerault, Mathis Azzaro, Adrien Boichis, Tatiana Tournut e Line Burquier.

“Uma boa forma de começar a semana”, disse Jordan Sarrou, campeão mundial de XCO de 2020. “Depois da decepção nas Olimpíadas, estou muito feliz por manter esta camisa arco-íris. A vitória me dá um pouco de confiança para sábado (quando ele vai defender o título do cross country).”

A prova contou com 15 equipes e abriu a programação das camisas arco-íris de 2021 do MTB. Nomes celebrados, como os suíços Nino Schurter e Jolanda Neff e a francesa Pauline Ferrand-Prevot ficaram de fora pois optaram em se concentrar para as próximas provas. A sensação da temporada, a francesa Loana Lecomte, campeã Sub 23 de 2020, desistiu de competir o Mundial por causa de dores estomacais.

A equipe francesa vence o Team Relay pela sétima vez

No Team Relay, cada equipe teve que fazer seis voltas no circuito, em um revezamento com dois atletas da Junior, dois Sub 23 e dois da Elite. Este foi o segundo ano que o Team Relay reuniu competidores de todas as seis categorias de cross country.

A liderança da disputa mudou de mãos três vezes durante a corrida. O primeiro tempo mais rápido foi estabelecido pela equipe dos Estados Unidos, com Christopher Blevins (Elite), seguido pela Itália com Luca Braidot (Elite), a 2 segundos, e o tcheco Jan Vastl (Elite) a 10 segundos.

Na segunda volta, a equipe da República Tcheca, com Jan Zatloukal (Sub 23), subiu para o segundo lugar enquanto a Itália, que competia com Marco Betteo (Junior) caía para terceiro. O norte-americano Braydon Jhonson (Junior) manteve a liderança para a equipe no final da segunda volta, com a República Tcheca em 2º, a 6 segundos. O francês Adrien Boichis conseguiu levar sua equipe para a terceira colocação, a 36 segundos.

A norte-americana Savilia Blunk (Sub 23) foi a primeira a largar na 3ª volta, seguida da tcheca Tereza Varuzkova (Elite) e da francesa Lena Gerault (Elite). Mas o ciclista sueco Hugo Sandin (Junior) estrelou uma das primeiras grandes recuperações do dia e conseguiu terminar a volta na primeira posição. Os Estados Unidos passaram para o segundo lugar, a 18 segundos, e a França ficou em terceiro, a 35 segundos.

A sueca Tilda Hylen (Junior) entrou na quarta volta com a missão de tentar manter a vantagem que a sua companheira de equipe tinha conseguido. Mas foi uma volta com muitas mudanças. No final da quarta volta, a França com Tatiana Tournut (Junior) estava em primeiro lugar, com a Suécia em segundo e a Suíça, com Jacqueline Schneebeli (Sub 23), em 3º, a 14 segundos e a 18 segundos respectivamente.

Na penúltima volta, a francesa Line Burquier (Junior) liderou a prova administrando a vantagem de sua equipe e manteve a liderança. A Alemanha, com Ronja Eibl (Sub 23), foi forte na quinta volta e levou a equipe para a segunda colocação. Os Estados Unidos, com Kate Courtney (Elite), encerrou em terceiro.

Na volta final, Jordan Sarrou (Elite) garantiu o ouro e a camisa arco-íris para a França. O alemão Luca Schwarzbaumer tentou segurar o segundo lugar, mas Riley Amos (Sub 23) foi o mais forte e garantiu a medalha de prata, com a Alemanha com o bronze.

Pódio do Team Relay em Val di Sole

Mundial de MTB 2021
Teal Relay
1 – França 01:25:51
2 – EUA +00: 00: 48
3 – Alemanha +00: 00: 49
4 – Itália +00: 01: 39
5 – Suíça +00: 02: 04
6 – Reino Unido +00: 02: 27
7 – República Tcheca +00: 03: 05
8 – Áustria +00: 04: 06
9 – Bélgica +00: 04: 52
10 – Canadá +00: 05: 54
11 – Suécia +00: 06: 22
12 – Polônia +00: 06: 58
13 – Eslováquia +00: 09: 23
14 – Espanha +00: 09: 55
15 – África do Sul -1 volta

Programação
Nesta quinta-feira (26), a agenda inclui o XCO da categoria Junior e o short track. Na sexta-feira (27) chega a hora do e-MTB e do four cross. No sábado serão disputadas as provas do XCO da Sub 23 e da Elite e, no domingo, o downhill.

AO VIVO
As disputas do short track, do cross country olímpico da Elite e downhill terão transmissão ao vivo pela Red Bull TV.

Dia 26 – 11h45 – XCC masculino e feminino
Dia 28 – 7h40 – XCO feminino
Dia 28 – 10h25 – XCO masculino
Dia 29 – 7h30 – Downhill
Confira aqui

LEIA MAIS
Mundial de MTB no Bikemagazine

Site oficial do evento