HomeVariedades

Não sabe andar de bicicleta? 5 dicas para aprender a pedalar sem medo

A Superprof tem cursos para quem quer aprender a andar de bicicleta

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

Andar de bicicleta traz muitas vantagens para saúde, pois melhora o funcionamento do sistema ósseo muscular, ativa a circulação sanguínea e ajuda a relaxar a mente. Por isso, as pessoas adultas que não sabem pedalar, procuram fazer aula de bike na Superprof para aproveitar dos benefícios desta atividade.

A Superprof tem cursos para quem quer aprender a anda de bicicleta

para aproveitar dos benefícios desta atividade.

No entanto, incorporar uma nova habilidade física nem sempre é tão fácil. Na hora de montar, muitos adultos sentem vergonha ou medo, pois consideram que não podem dominar o veículo e pensam que acabarão machucados no chão.

Temos uma boa notícia para as pessoas que nunca pedalaram na vida: sempre é possível aprender a andar de bicicleta. Basta encontrar um bom tutor, tomar as precauções necessárias e manter uma boa atitude.

Cinco recomendações para aprender a andar de bike
Ainda não está desfrutando de todos os benefícios que traz montar de bicicleta? Confira estes conselhos para aprender a pedalar sem medo.

Utilize uma bicicleta confortável
Para vencer o medo inicial, é preciso contar com um veículo que lhe aporte segurança e conforto. Em primeiro lugar, procure usar uma bicicleta com a qual você possa encostar com os dois pés no chão. Esta característica lhe dará a confiança necessária para andar.

Além disso, escolha uma bike sem marcha, pois as bicicletas que têm este recurso requerem de ajustes que não serão necessários pelo momento.

Se for aprender a andar em uma bicicleta emprestada que tem marcha, coloque-a em modo intermediário, quer dizer, nem muito leve nem tão pesada. Desta forma, você não correrá o risco de que a leveza do veículo seja difícil de controlar nem terá que fazer tanta força para pedalar.

Contrate um instrutor
Infelizmente nem sempre podemos aprender tudo sozinhos. Existem aprendizados que requerem a assistência de pessoas capacitadas no assunto. O ciclismo é uma delas.

Contar com um professor que aporte a orientação e o apoio necessários para enfrentar e vencer o temor é fundamental. Além disso, o instrutor possui os conhecimentos técnicos para dar indicações corretas e têm noções sobre o funcionamento das bicicletas, facilitando o processo.

Escolha um local plano e sem obstáculos
Procure ruas tranquilas onde não haja muito fluxo de carros, bikes nem pedestres. Pelo momento, deixe de lado ladeiras e terrenos com subidas e descidas. Pratique em espaços planos com poucas curvas e obstáculos.
Quando se sentir mais seguro de andar, tente com um lugar com desníveis ou descidas leves para entender como graduar a velocidade.

Mantenha sempre as mãos nos manetes de freios
Além de pedalar e manter o equilíbrio, uma das primeiras coisas que se deve aprender ao montar uma bicicleta é como funcionam os freios.

Procure manter sempre os dedos indicador e médio nos manetes de freio para conseguir parar a bike em caso de necessidade. Antes de começar, confira se os freios estão ajustados corretamente. Quer dizer, que não travem o veículo ao menor toque nem demorem muito tempo para frear.

Use equipamento de proteção
Embora não seja agradável para as pessoas que estão aprendendo a pedalar, no início cair é normal . Muitas delas têm medo de se machucar e, portanto, acabam adiando o aprendizado.
Por isso, uma das melhores formas de diminuir o temor é contar com os elementos de segurança correspondentes. Capacete, joelheiras e cotoveleiras evitam acidentes graves e ajudam a diminuir a sensação de desproteção.