Pan-Americano de Ciclismo: Rafael Andriato é 8º na prova de estrada

HomeCompetiçõesCiclismo nacional

Pan-Americano de Ciclismo: Rafael Andriato é 8º na prova de estrada

Seleção brasileira participou das corridas de resistência e de contrarrelógio em Santo Domingo, na República Dominicana

Equipe brasileira na prova de estrada do Pan-Americano de Ciclismo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/CBC

O Brasil encerrou neste domingo (15 de agosto) sua participação no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Estrada em Santo Domingo, na República Dominicana, na prova de estrada da Elite masculino, com 160 km de percurso. O melhor resultado da seleção brasileira foi o 8º lugar de Rafael Andriato.

Apesar das tentativas de fuga, a decisão foi no sprint. O vencedor foi o colombiano Nelson Soto, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 3h38min. Os equatorianos Cristian Bolaños e Leonidas Pavon terminaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

 

O Brasil não subiu ao pódio, mas a seleção teve uma participação bastante ativa durante toda a prova, sempre demonstrando muita atitude e bem posicionada à frente do pelotão. Entre os demais atletas brasileiros, Rodrigo Melo completou na 30ª colocação, Cristian Egídio ficou na 58ª posição e Alessandro Ferreira em 59ª lugar. André Gohr e Endrigo Pereira, que desempenharam um papel fundamental no início da prova, tiveram um grande desgaste e acabaram não completando o percurso.

Seleção brasileira feminina no Pan-Americano de Ciclismo

Na prova das mulheres, no sábado (14 de agosto), Yana Camargo fez o melhor resultado da seleção ao terminar na 4ª colocação na Sub-23. O Brasil ainda contou com o 5º lugar de Wellyda Rodrigues na Elite.

O percurso completamente plano, dificultou qualquer tentativa de fuga e levou a prova para ser definida no sprint final. As categorias Elite e Sub23 feminino competiram juntas, no mesmo pelotão, e percorreram 90km. Yana Camargo conquistou a 4ª colocação entre mais de 30 competidoras da Sub-23. Na mesma categoria, Ana Vitoria Magalhães terminou na 8ª colocação, enquanto Amanda Kunkel acabou sofrendo uma queda e tev que abandonar a corrida. A medalha de ouro ficou com a colombiana Marcela Hernandez, seguida por Joseph Amber, de Barbados, e Scarlet Cortes, do Chile.

Na Elite, Wellyda se defendeu muito bem das adversárias e finalizou a prova na 5ª posição. O ouro foi para a chilena Paola Muñoz, a prata ficou com Teniel Campbell, de Trinidad e Tobago, e o bronze com Yarely Salazar, do México. A seleção também teve as ciclistas Marcia Fernandes em 13º lugar e Tamires Radatz na 31ª colocação.

A campanha da brasileiras no Pan de Estrada, somando as provas de CRI e Resistência, garantiu quatro vagas femininas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Junior, que será realizado entre os dias 25 de novembro a 5 de dezembro, em Cali, na Colômbia.

Na seleção sub23 masculina quatro brasileiros se envolveram em quedas. Apenas Davidson Rodrigues, 31º lugar, e Ewerton Santana, 59º colocado, completaram o percurso de 130km. O colombiano Alejandro Gutierrez conquistou a medalha de ouro. Jesus Roniel, da República Dominicana, conquistou a prata, seguido por Ricardo Peña, do México, com o bronze.

Já os brasileiros João Rossi, Orlando Neto, Otávio Gonzeli e Pedro Rossi se envolveram em quedas e não conseguiram continuar na disputa por medalhas. Todos os atletas foram prontamente atendidos, não tiveram lesões graves e passam bem.

LEIA TAMBÉM
Pan-Americano: João Pedro Rossi é prata na crono da Sub 23