Cape Epic 2021: Avancini não vai; Malacarne fará dupla com Sauser

HomeCape Epic

Cape Epic 2021: Avancini não vai; Malacarne fará dupla com Sauser

Henrique Avancini desiste da disputa após Fumic sofrer uma queda; Malacarne fará sua estreia na ultramaratona com o suíço cinco vezes campeão

No percurso da ultramaratona Cape Epic na África do Sul

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Cape Epic

A lista oficial de participantes da ultramaratona Cape Epic 2021, de 17 a 24 de outubro na África do Sul, trouxe duas surpresas para os fãs brasileiros. Uma é que Henrique Avancini não vai disputar a prova. A outra é a estreia de Alex Malacarne, de 18 anos, que fará dupla com o cinco vezes campeão (2006, 2011, 2012, 2013 e 2015) da ultramaratona, o suíço Christoph Sauser, de 45 anos.

 

Avancini desistiu da disputa depois que o alemão Manuel Fumic, seu parceiro em quatro edições da Cape Epic, caiu e não se recuperou a tempo. Esta seria a despedida da dupla, já que Fumic anunciou que vai se aposentar. “Algumas semanas atrás eu estava sentado numa mesa, fazendo minha última refeição antes do Campeonato Mundial de XCC. O gerente de performance da Cannondale Factory Racing entrou apressado e falou “Fumic caiu”… A queda gerou fraturas na mão e cotovelo”, contou o brasileiro nas redes sociais.

“Desde aquele momento tenho segurado as pontas pra tentar seguir com o que eu ainda tinha de compromissos no ano, sabendo que dificilmente realizaria o sonho pessoal (muito mais que profissional) de ter uma última prova de Elite ao lado do cara que se tornou um dos melhores amigos da vida. Não foi possível que ele se recuperasse e a decisão final foi tomada há duas semanas. Apesar de ter opções, jamais substituiria meu parceiro por outro. Tivemos momentos incríveis no Cape Epic. Lideramos por inúmeros dias, vencemos 6 etapas, terminamos em 5º, 4º, 3º e 2º na classificação geral…e temos muita história pra contar”, completou.

Fumic e Avancini na 1ª etapa de 2019 Foto: Shaun Roy

Em 2020, por causa da pandemia, a ultramaratona Cape Epic foi cancelada dias às vésperas da largada (leia aqui). Na edição de 2019, a dupla Henrique Avancini e Manuel Fumic ficou em 2º lugar, seu melhor resultado entre as quatro edições que disputaram. Em 2018 eles ficaram em 3º lugar; em 2017 ficaram na 5ª colocação e em 2016 encerraram em 4º. Em 2019 Avancini e Fumic vestiram a camisa de líder em duas etapas.

Malacarne e Sauser

Alex Malacarne vai estrear na disputa em dupla com o suíço Christoph Sauser na equipe NinetyOne-songo-Specialized. O paranaense, que integra nesta temporada a equipe britânica Trinity Racing (a mesma que revelou o britânico Tom Pidcock), disputou etapas da Copa do Mundo e, na rodada final em Snowshoe, na categoria Sub 23, conquistou pela primeira vez o Top 10. Leia reportagens sobre Alex Malacarne aqui

Malacarne passou por um período de treinamento no Centro da UCI (União Ciclística Internacional) em Aigle, na Suíça, e lá conheceu o suíço Christoph Sauser. “Com a indicação dele e a ajuda da equipe Specialized Brasil tive a oportunidade de assinar com a Trinity”, contou na época ao Bikemagazine.

Segundo a organização, com a reprogramação das datas da ultramaratona (leia mais aqui), nesta edição a disputa deverá ser com trilhas com mais lama do que poeira pelas estradas entre Ceres, Tulbagh, Wellington e Val de Vie depois do inverno chuvoso.

Entre os favoritos, dois sul-africanos se destacam: Alan Hatherly, companheiro de equipe de Avancini, que fará dupla com o dinamarquês Simon Andreassen, e Matthew Beers, que fará dupla com o francês Jordan Sarrou, campeão mundial de MTB de 2020.

Outras duplas confirmadas são Urs Huber e Simon Schneller, Hans Becking e José Dias, Fabian Rabensteiner e Samuele Porro, Kristian Hynek e Martin Stošek e Philip Buys e Matthys Beukes.

LEIA MAIS
Cape Epic no Bikemagazine

Site oficial do evento