CIMTB: short track em Araxá terá transmissão ao vivo no Bandsports

HomeCompetições

CIMTB: short track em Araxá terá transmissão ao vivo no Bandsports

Provas do XCC abrem a programação da CIMTB nesta sexta-feira; no domingo será a disputa da Super Elite do XCO

Largada da disputa do XCC em 2020 Foto: César Ddelong

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A 2ª etapa da Copa Internacional de MTB (MTB Michelin) 2021 será na tradicional pista de Araxá (MG) neste final de semana. A programação começa nesta sexta-feira com a prova de short track (XCC). As disputas da Super Elite no XCC serão no sábado de manhã e, no domingo, o XCO encerra a programação.

Serão mais de 40 categorias para todos os níveis de atletas durante os três dias de competição.

 

Na sexta-feira (1º de outubro), a partir das 16h, será a largada das categorias oficiais masculinas no short track, com transmissão ao vivo pelo canal Bandsports. Serão três baterias começando pela Júnior, seguida da Sub 30 e Sub 35 largando juntas. Fechando as disputas, entram as categorias Sub 40, Sub 45, Sub 50, Sub 55, Sub 60 e Over 65 disputando juntas a terceira bateria.

Também no sábado haverá transmissão ao vivo das provas de XCC da Super Elite Masculina e Feminina pelo canal BandSports. As mulheres largam às 10h15 e os homens às 11h.

“Depois do sucesso do Short Track na 1ª etapa desta temporada, em Congonhas, surgiu a oportunidade em termos um espaço no BandSports para mostrar outras provas de XCC. Para conseguirmos encaixar o máximo de categorias dentro de um intervalo da TV por pouco mais de uma hora, programamos 3 baterias com 15 minutos mais uma volta. E as disputas prometem muita adrenalina”, conta Rogério Bernardes, organizador do evento.

Na manhã de sábado será a vez das provas de e-MTB, com largada às 8h30 para as categorias Masculinas PRO (5 voltas) e Master (4 voltas) e a Feminina PRO (4 voltas). A pedido dos atletas, a organização fará a prova na tradicional pista de XCO de Araxá, que é sempre espetacular para as bikes elétricas.

As largadas da maratona serão no sábado à tarde, às 13h30, incluindo a Gravel Feminina, que estreia no evento. Elas largam junto com as categorias Gravel Masculina, ULTRA, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado e PNE/PcD. Além dessas, também correm no sábado à tarde as Duplas, a Feminina Open, Turismo e Handbike.

Raiza Goulão na disputa do cross country em Araxá em 2020 Foto: César Delong

No domingo, último dia de competições, a Super Elite do XCO larga às 14h e deve receber os principais nomes do cross country. O circuito passou por ajustes antes da descida da Dona Beja para aumentar o grau técnico do trecho. O novo desafio terá uma passagem alternativa, mas mais lenta, para quem não quiser se arriscar. “A pista está muito técnica, como sempre. Os competidores terão que tomar cuidado com as pedras que estão aparecendo muito com o clima mais seco”, avisa Caíque Martins, organizador da etapa.

A Prefeitura de Araxá autorizou a entrada de mil pessoas no complexo da CIMTB Michelin, além dos atletas e seus acompanhantes, que já estavam previstos anteriormente. Com isso, a previsão é de que cerca de 2 mil pessoas acompanhem os três dias de competição. A organização isolará uma parte das dependências do Grande Hotel Termas de Araxá para ter o controle do acesso ao evento.

Mais informações no site oficial do evento