Copa do Mundo de MTB: Avancini vence short track na Suíça

HomeCompetições

Copa do Mundo de MTB: Avancini vence short track na Suíça

Uma semana depois da prata no Mundial, Henrique Avancini vence o XCC que abriu a programação da penúltima etapa da Copa do Mundo

Avancini vence XCC em Lenzerheide Foto: Michelle Mondini


Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Henrique Avancini venceu nesta sexta-feira (3 de setembro) a prova de short track na abertura da etapa da Copa do Mundo em Lenzerheide, na Suíça. O brasileiro completou as 10 voltas no circuito em 19min58s. O suíço Mathias Flückiger, que marcou a volta mais rápida com o tempo de 1min43s (34,7km/h de velocidade média), ficou com a segunda colocação, a 1 segundo de Avancini. O francês Victor Koretzky foi o 3º.

 

Esta foi a quarta vitória de Avancini no XCC em etapas da Copa do Mundo. “Estou feliz por vencer. Mas, mais que isto, estou feliz por estar na disputa. É um grande dia para mim. Eu estava precisando de corridas. Sinto que me dediquei e estou em forma. Eu precisava correr de novo, me sentir confortável com a dor e acho que consegui isto. Quando o Flückiger atacou e abriu eu vi a oportunidade de vencê-lo em seu próprio país. Meu principal objetivo era voltar ao pódio”, afirmou o brasileiro, que foi vice-campeão mundial da modalidade short track no último final de semana, em Val di Sole, na Itália.

Sobre a disputa de domingo, no XCO, Avancini comentou: “Não sei se chego lá no domingo, mas vamos ver. Meu principal objetivo é terminar no pódio.”

O campeão mundial de short track – o norte-americano Christopher Blevins – não correu, pois vai disputar a prova de ciclismo de estrada por etapas Tour of Britain, que começa neste domingo.

A PROVA
Em uma corrida bastante acirrada, com vários atletas que se revezaram na liderança, Avancini fez uma corrida perfeita, se manteve em todas as voltas no grupo da frente e liderou em vários momentos. Nas últimas três voltas, o brasileiro duelou diretamente com o suíço Mathias Flückiger que lidera a classificação geral da Copa do Mundo.

Na metade da última volta Avancini atacou, assumiu a liderança e cruzou a linha de chegada com um segundo de vantagem sobre Flückiger, que levou a melhor no sprint sobre o francês Victor Koretzky.

O suíço Nino Schurter, que estreou a camisa de campeão mundial, esteve entre os líderes até a penúltima volta, quando perdeu contato e terminou na quinta colocação, atrás do sul-africano Alan Hatherly, a 6 segundos de Avancini.

Pódio do short track em Lenzerheide

RESULTADOS
1 – Henrique Avancini – Brasil – 19min58s
2 – Mathias Flükiger – Suíça – a 1s
3 – Victor Koretzky – França – a 1s
4 – Alan Hatherly – África do Sul – a 2s
5 – Nino Schurter – Suíça – a 6s

A sueca Jenny Rissveds na vitória do XCC

FEMININO

Na prova das mulheres, disputada antes da elite masculina, a vitória ficou com a sueca Jessy Rissveds, que completou as 9 voltas em 20min34s. Rissveds travou uma batalha individual contra a atual campeã do mundo Evie Richards e contra a campeã olímpica Jolanda Neff. A sueca marcou a volta mais rápida, com 1min55s, a 31,1km/h de velocidade média.

Rissveds acabou levando a melhor e cruzou a meta com 2 segundos de vantagem sobre a britânica Richards. A suíça Neff sobrou das líderes na penúltima volta e concluiu na terceira colocação, a 16 segundos.

Depois de ficar de fora da etapa única do Campeonato Mundial em Val di Sole por conta de problemas de saúde, a francesa Loana Lecomte, que lidera a classificação geral da Copa do Mundo, fez uma boa prova, chegou a andar na frente, mas foi perdendo o ritmo a partir da quinta volta e concluiu na quinta colocação, a 31 segundos.

RESULTADOS
1 – Jessy Rissveds – Suécia – 20min34s
2 – Evie Richards – Grã Bretanha – a 2s
3 – Jolanda Neff – a 16s
4 – Anne Tauber – Holanda – a 22s
5 – Loana Lecomte – França – a 31s

AGENDE-SE
A disputa de cross country para as categorias elite masculina e feminina será neste domingo, com a largada das mulheres a partir das 7h (horário de Brasília) e do masculino a partir das 9h30 (horário de Brasília).

As provas podem ser acompanhadas ao vivo pela Red Bull TV.