Copa do Mundo: Koretzky vence na Suíça; Avancini é 6º

HomeCompetições

Copa do Mundo: Koretzky vence na Suíça; Avancini é 6º

O campeão mundial Nino Schurter foi o 2º e o suíço Mathias Flückiger, líder da classificação geral, o 3º; confira resultados dos brasileiros na prova

Pódio do XCO em Lenzerheide

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O francês Victor Koretzky conquistou a vitória na prova de cross country olímpico da etapa da Copa do Mundo de MTB em Lezerheide, na Suíça, neste domingo (5 de setembro). Koretzky completou as seis voltas no circuito de 4,1km em 1h18min23s. A segunda colocação ficou com o suíço Nino Schurter, que estreou a camisa arco-íris de campeão mundial, que veste pela nona vez, a 2 segundos do francês. O suíço Mathias Flückiger, líder da classificação geral de 2021, foi o terceiro, a 9 segundos.

“Estou muito feliz. Minhas pernas estavam boas. É um pouco tarde para ser o campeão mundial este ano, então é muito bom vencer aqui na terra do Nino com a pista cheia de torcedores”, disse o francês, que celebrou sua segunda vitória nesta temporada. Em maio, Koretzky triunfou sobre Nino Schurter, em Albstadt, na Alemanha, na abertura da competição (relembre aqui).

 

Henrique Avancini largou bem e andou entre os líderes até a quarta volta, quando começou a perder contato. O brasileiro iniciou a última volta na sexta colocação, a 6 segundos do grupo dos líderes (Flückiger, Schurter, Koretzky e Alan Hatherly). Na disputa pela quinta colocação, o francês Titouan Carod levou a melhor e Avancini concluiu em sexto, a 37 segundos de Koretzky.

A prova contou com 110 competidores entre eles os brasileiros Luiz Henrique Cocuzzi (38°, a 5min25s), Ulan Galinski (42°, a 5min38s), Guilherme Muller (52°, a 6min17s) e Edson Gilmar de Rezende Jr (78°, a 10min08s).

No duro circuito em Lenzerheide

Koretzky conquista sua segunda vitória na Copa do Mundo de 2021

Na quinta e penúltima volta, Flückiger lançou um ataque na subida principal, abrindo uma pequena vantagem, mas Schurter e Koretzky conseguiram responder. Os líderes então desaceleraram na volta final, sem ninguém atacando enquanto conservavam a energia restante.

Flückiger ainda tentou atacar na última subida, a um quilômetro do fim, mas Koretzky passou direto por ele para assumir a liderança e abrir uma vantagem de alguns segundos, que manteve até a linha de chegada. Schurter então ultrapassou para seu rival suíço na descida final e ficou com o segundo lugar. O campeão mundial, que busca desde 2019 igualar o recorde de 33 vitórias em etapas da Copa do Mundo de Julian Absalon, terá de esperar mais um pouco.

A próxima etapa da Copa do Mundo será em Snow Shoe, nos Estados Unidos, de 14 a 19 de setembro, com disputas de downhill, short track e cross country.

Com a vitória de Koretzky, o líder da classificação geral Flückiger terá de esperar a rodada final da Copa do Mundo para confirmar o título de campeão de 2021. O suíço tem 1.429 pontos e o tcheco Ondrej Cink é o segundo, a 340 pontos. Kotezky subiu para o 3º lugar, 14 pontos atrás de Cink. Em Snow Shoe, a competição terá um total de 375 pontos. Então, ainda há uma chance matemática do título não ficar com Flückiger.

RESULTADOS
1 – Victor Koretzky – França – 1h18min23s
2 – Nino Schurter – Suíça – a 2s
3 – Mathias Fluckiger – a 9s
4 – Alan Hatherly – África do Sul – a 18s
5 – Titouan Carod – França – a 31s
6 – Henrique Avancini – Brasil – a 37s

38 – Luiz Henrique Cocuzzi – Brasil – a 5min25s)
42 – Ulan Galinski – Brasil – a 5min38s
52 – Guilherme Muller – Brasil – a 6min17s
78 – Edson Gilmar de Rezende Jr – Brasil – a 10min08s

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine