Copa do Mundo: Richards estreia arco-íris com vitória na Suíça

HomeCompetições

Copa do Mundo: Richards estreia arco-íris com vitória na Suíça

Britânica, uma semana após vencer o Mundial, conquista pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo

A britânica Evie Richards vence pela primeira vez com a camisa arco-íris

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A nova campeã mundial de MTB XCO, a britânica Evie Richards, estreou a camisa arco-íris com vitória, sua primeira vitória em uma etapa da Copa do Mundo, neste domingo (5 de setembro), em Lenzerheide, na Suíça. Uma semana após dominar a disputa do Mundial, Richards largou entre as favoritas. A corrida começou com a confirmação de que a campeã mundial anterior, Pauline Ferrand Prevot, não iria disputar a prova.

 

A francesa Loana Lecomte, que lidera a classificação geral da competição e é, matematicamente, a campeã da temporada, vencedora das quatro primeiras rodadas da Copa do Mundo, começou forte, mas perdeu tempo e terminou na 4ª colocação, atrás da australiana Rebecca McConnell e da sueca Jenny Rissveds. Lecomte precisava terminar até a 7ª colocação para assegurar matematicamente o título geral antes da rodada final em Snowshoe, nos Estados Unidos, daqui duas semanas.

Lecomte, Richards, Sina Frei e Rebecca McConnell logo se destacaram na frente do pelotão. Mas Sina Frei teve um pneu furado na volta final e acabou perdendo posições, terminando em 5º. McConnell e Richards duelaram na frente, mas a britânica acelerou no final e chegou à meta sozinha, com o tempo de 1h19min16s. McConnell cruzou 19 segundos depois e Rissveds foi a 3ª, a 58 segundos.

A disputa
A corrida teve um início muito rápido, com Lecomte na frente, acompanhada por Rissveds. Richards e Sina Frei. Na segunda volta, ficou claro que Lecomte não estava tão forte como de costume e ficou para trás nas duras subidas do circuito. Rissveds e Frei foram para a ponta, com Richards logo atrás.

Quando Richards atacou na subida principal na quarta volta, McConnell passou para a segunda colocação, à frente de Frei. Esta parecia ser a ordem de chegada final, até que Frei teve um pneu furado e Rissveds e Lecomte passaram na sua frente.

A vencedora na chegada da disputa: “Não consigo acreditar”

“Eu simplesmente não consigo acreditar”, comemorou Richards. “Foi uma corrida tão estranha. Todo mundo estava segurando a corrida inteira e ninguém queria se comprometer. Então eu tive que ser muito paciente. Há muita pressão quando você tem a camisa arco-íris, então eu realmente não pensei que minha primeira vitória na Copa do Mundo viria tão rápido.”

“A cada corrida estabelecemos um plano diferente para que eu possa aprender, e esta corrida foi um plano diferente que não havíamos tentado antes, esperando até o final da corrida. Não me senti forte na primeira volta, foi muito rápida. Mas, felizmente, o grupo da frente recuou e isso me deu tempo para me recuperar, e eu fui capaz de atacar mais tarde”, completou.

A francesa Loana Lecomte é, matematicamente, a campeã da Copa do Mundo de MTB de 2021 a uma etapa do final

Lecomte, ainda uma competidora Sub-23, teve seu pior desempenho na temporada da Copa do Mundo, mas ainda assim foi capaz de levar o título geral. “Estou muito feliz, porque não era meu objetivo no início da temporada ganhar o título geral; não poderia imaginar que poderia fazer isso”, disse. “Para mim, esta foi uma das corridas mais difíceis da minha carreira. As últimas duas semanas foram muito difíceis para mim mental e fisicamente”, comentou a francesa, que não disputou o Mundial por causa de dores no estômago.

Lecomte deixa Lenzerheide com 1.550 pontos, uma vantagem insuperável de 485 pontos sobre Rissveds, que sobe para segunda colocada à frente da ausente Ferrand Prevot, que confirmou que está encerrando a temporada.

TOP 10
1 Evie Richards (GBr) 1:19:16
2 Rebecca Mcconnell (Aus) 0:00:19
3 Jenny Rissveds (Sue) 0:00:58
4 Loana Lecomte (Fra) 0:01:12
5 Sina Frei (Sui) 0:01:20
6 Anne Terpstra (Hol) 0:01:21
7 Alessandra Keller (Sui) 0:02:00
8 Anne Tauber (Hol) 0:02:05
9 Linda Indergand (Sui) 0:02:48
10 Laura Stigger (Aut) 0:02:49

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine