Estreia da Haute Route Brasil é cancelada em 2021

HomeCiclismo nacional

Estreia da Haute Route Brasil é cancelada em 2021

Nova data ainda não foi definida; inscritos vão receber e-mail com informações sobre o adiamento

 

Convidados do evento-teste percorrem o trajeto em Urubici em 2019

Do Bikemagazine
Foto de divulgação

A estreia do Haute Route Brasil ficou para 2022. Após um ano muito desafiador, o plano dos organizadores de realizar a etapa brasileira da série de eventos de ciclismo de estrada para atletas amadores de maior prestígio no mundo dependia, principalmente, da volta à normalidade. Porém, após uma análise mais completa, racional e responsável do momento que o país atravessa atualmente e pensando na segurança e bem-estar de todos os envolvidos, a decisão foi pelo cancelamento do Haute Route Brasil neste ano.

 

Muito mais do que uma disputa de ciclismo, o Haute Route propicia a cada participante a oportunidade de conviver, por vários dias, com ciclistas apaixonados de outros países. Isso, aliás, é o que torna o Haute Route uma experiência única e incrível. A camaradagem e o relacionamento fora da bike são parte fundamental das lembranças que os atletas guardam para o resto da vida.

“Este convívio, impossibilitado pelo momento em que vivemos, faz parte da nossa cultura e tem permitido, há uma década, que nossos ciclistas cultivem novas amizades ao redor do mundo. Não abriremos mão da nossa essência e não entregaremos um evento sem o padrão Haute Route que todos merecem”, disse Fernando Palhares, CEO do Haute Route Brasil.

Também levaram à difícil definição dados preocupantes da pandemia. Segundo o organizador, apesar do cenário futuro trazer esperança com o avanço da vacinação e a expectativa de que a população receba as duas doses até o final do ano, a realidade mostra que a pandemia continua com números elevados, inclusive acima dos patamares registrados no adiamento anterior. Esse ponto se junta ao fato de que o aumento de novos casos e óbitos em todo mundo volta a preocupar, sendo que muitos já sentem os efeitos de novas variantes, como é o caso da Delta.

“Estamos ansiosos para ver todos os ciclistas alinhados na edição inaugural do Haute Route Brasil, mas precisamos ser muito responsáveis . Consultamos inclusive vários atletas inscritos e a maioria expressou a preocupação em participar do evento no cenário atual. Não podemos nos esquecer que segurança é o nosso compromisso número 1”, ressalta Palhares.

Com essa mesma responsabilidade e pautados pela transparência, os organizadores não querem se precipitar no anúncio da nova data. Para eles, é fundamental se ter a certeza de que não haverá mais alterações e que todos possam, enfim, participar da edição inaugural da Haute Route Brasil. A divulgação ocorrerá assim que o cenário finalmente se torne seguro. O evento enviará a todos os atletas e-mail com informações práticas a respeito das inscrições, bem como estará com um time de suporte aos atletas para sanar todas as dúvidas pelo site oficial.

O Haute Route Brasil tem o apoio Vinícola Thera, Hotel WK Design, Governo do Estado de Santa Catarina, prefeituras de Florianópolis, Urubici, Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, ICMBio – Parque Nacional de São Joaquim, Comando da Aeronáutica e Federação Catarinense de Ciclismo. Patrocínios da Colnago, Le Col, Zwift, Strava, Mother Nutrients, We Nutz e Best Buddies.

Mais informações no site www.hauteroute.org