Flanders 2021: aos 23 anos, Elisa Balsamo bate Marianne Vos e é a campeã

HomeCompetições

Flanders 2021: aos 23 anos, Elisa Balsamo bate Marianne Vos e é a campeã

Italiana contou com o bom trabalho da equipe e conquista a camisa arco-íris depois de derrotar a tricampeã holandesa na chegada

Elisa Balsamo vence Marianne Vos em Flanders 2021

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

A italiana Elisa Balsamo é a nova dona da camisa arco-íris do ciclismo de estrada da Elite feminino. A ciclista de 23 anos venceu neste sábado (25 de setembro) a prova do Mundial em Flanders, na Bélgica, ao bater a holandesa Marianne Vos, três vezes campeã da prova (em 2006, 2012 e 2013). A polonesa Katarzyna Niewiadoma terminou em 3º.

Elisa Balsamo contou com o trabalho perfeito da companheira de equipe Elisa Longo Borghini na reta final, que a embalou dentro dos 100 metros finais. Vos estava na roda, mas não conseguiu superar a determinação da jovem italiana, que não escondeu a emoção e as lágrimas depois da vitória, a maior de sua carreira.

 

A Holanda, com as favoritas Anna Van der Breggen, campeã de 2020, Annemiek Van Vleuten e Ellen van Dijk, controlou a maior parte da corrida, mas a Itália se manteve firme e acertou a movimentação final.

“É inacreditável, um sonho para mim depois desta longa temporada. Minha equipe era tão, tão boa. Sem elas, esta vitória não teria sido possível. Eu venci Marianne Vos? Sim, mas porque tive um ótimo lançamento da Elisa. Na última curva, desliguei meu cérebro e disse a mim mesma que precisava ir a toda e não olhar o que estava acontecendo atrás”, disse Elisa Balsamo logo após a vitória.

A vencedora, formada em literatura moderna e pianista, foi campeã mundial da categoria Junior há cinco anos em Doha, também no sprint. A ciclista alterna estrada e pista e entre suas vitórias estão duas medalhas de ouro europeias e dois bronzes mundiais no ciclismo de pista, além do título europeu de estrada da Sub 23 em 2020.

A prova teve 157,7 km e 1.047 metros de ganho de elevação, de Antuérpia a Leuven. A vencedora encerrou com o tempo de 3h52min27s.

A prova contou com a brasileira Thayná Araújo, que não terminou.

TOP 10
1 Elisa Balsamo (Itália) 3:52:27
2 Marianne Vos (Holanda) m.t.
3 Kasia Niewiadoma (Polônia) 0:00:01
4 Kata Blanka Vas (Hungria) m.t.
5 Arlenis Sierra (Cuba) m.t.
6 Alison Jackson (Canadá) m.t.
7 Demi Vollering (Holanda) m.t.
8 Cecilie Uttrup Ludwig (Dinamarca) m.t.
9 Lisa Brennauer (Alemanha) m.t.
10 Coryn Rivera (EUA) m.t.

Zoe Backstedt vence na Junior

Na categoria Junior feminino, a vencedora foi a britânica Zoe Backstedt, que derrotou a norte-americana Kaia Schmid na chegada. As duas escaparam na terceira das cinco voltas do circuito em Leuven e encerraram a disputa com percurso de 75 km com o tempo de 1h55min33s. A alemã Linda Reidmann ficou com o bronze, a 57 segundos.

Backstedt e Schmid trabalharam juntas e a norte-americana foi a primeira a abrir o sprint e, por um breve período, manteve a liderança, mas a britânica a ultrapassou e faturou a camisa arco-íris, para alegria de seu pai ciclista, Magnus Backstedt, vencedor da Paris-Roubaix de 2004, que comentou a prova ao vivo no canal Eurosport, e da mãe também ciclista Megan Hughes. Zoe Backstedt já tinha conquistado a medalha de bronze no contrarrelógio da Junior.

TOP 10
1 Zoe Backstedt (Grã-Bretanha) 1:55:33
2 Kaia Schmid (Estados Unidos) m.t.
3 Linda Riedmann (Alemanha) 0:00:57
4 Elise Uijen (Holanda) m.t.
5 Makayla Macpherson (Estados Unidos) m.t.
6 Millie Couzens (Grã-Bretanha) m.t.
7 Marith Vanhove (Bélgica) m.t.
8 Eglantine Rayer (França) m.t.
9 Eleonora Ciabocco (Itália) m.t.
10 Mijntje Geurts (Holanda) m.t.

Último dia
O Mundial termina neste domingo com a prova dos homens da Elite. A prova tem largada às 10h25 (hora local), 5h25 (horário de Brasília). O percurso tem 268,3 km com 2.562 metros de ganho de elevação, desde o Grote Markt, em Antuérpia, até Geldenaaksevest, em Leuven. No total, o pelotão vai passar oito vezes no circuito local de Leuven e duas vezes no circuito de Flandrien. Veja start list aqui

Transmissão ao vivo no canal da UCI (União Ciclística Internacional) no Youtube

Mundial de Ciclismo de Estrada 2021 – de 19 a 26 de setembro

Contrarrelógio – Knokke-Heist – Bruges
Contrarrelógio elite masculino – 43,3 km – Felippo Ganna é bicampeão
Contrarrelógio sub-23 masculino – 30,3 km – Vitória do dinamarquês Price-Pejtersen
Contrarrelógio elite feminino – 30,3 km – Ellen van Dijk é a campeã
Contrarrelógio junior – Dinamarquês Gustav Wang e russa Alena Ivanchenko vencem na Junior 
Contrarrelógio de revezamento misto – Alemanha é ouro na despedida de Tony Martin

Estrada
Vinicius Rangel é 9º na Sub 23; Victor Cesar estreia na Junior em 56º 

26 de setembro – Elite masculino – Antuérpia – Leuven – 268,3 km – Largada: 10h25 (hora local), 5h25 (horário de Brasília)

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento