Flanders 2021: sem Roglic e sem Dumoulin no contrarrelógio

HomeCompetições

Flanders 2021: sem Roglic e sem Dumoulin no contrarrelógio

Medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, esloveno não vai disputar a camisa arco-íris na crono deste domingo, na abertura do Campeonato Mundial

Altimetria do contrarrelógio do Mundial de 2021 da elite masculino

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada começa neste domingo (19 de setembro) na Bélgica com a disputa do contrarrelógio da Elite masculino. A lista de largada, que inclui o atual camisa arco-íris Filippo Ganna, terá duas grandes ausências: o esloveno Primoz Roglic, medalha de ouro no contrarrelógio dos Jogos de Tóquio, e o holandês Tom Dumoulin, medalha de prata, não estarão na disputa.

Roglic, aparentemente, cedeu seu lugar na equipe da Eslovênia para Tadej Pogacar, que estreia no contrarrelógio do Mundial – a seleção eslovena terá ainda Jan Tratnik. Já Dumoulin, campeão mundial de crono em 2017, teve um acidente durante um treino e fraturou o pulso, encerrando a temporada mais cedo.

 

Entre os favoritos, o mais cotado é o suíço Stefan Kung, que bateu Ganna no Campeonato Europeu no dia 10 de setembro. Já a seleção belga vai contar com Wout van Aert, que também disputa a prova de crono do Mundial pela primeira vez, e Remco Evenepoel.

O contrarrelógio terá um percurso de 43,3 quilômetros, com largada em Knokke-Heist e chegada em Bruges. O trajeto plano começa na praia do Mar do Norte, perto do casino em Knokke-Heist. Durante os primeiros 1,5 km os ciclistas vão pedalar na beira-mar, depois passam pela cidade e seguem em direção ao interior, até Bruges. A previsão do tempo indica vento moderado e possibilidade de chuva.

VEJA VÍDEO

VENCEDORES RECENTES
2020 GANNA Filippo
2019 DENNIS Rohan
2018 DENNIS Rohan
2017 DUMOULIN Tom
2016 MARTIN Tony
2015 KIRYIENKA Vasil
2014 WIGGINS Bradley
2013 MARTIN Tony
2012 MARTIN Tony
2011 MARTIN Tony

Contrarrelógio
As provas de contrarrelógio serão entre Knokke-Heist e Bruges. A elite masculino abre a competição neste domingo. A elite feminino e a categoria Sub 23 masculino farão um percurso de 30,3 km no dia seguinte. A categoria Junior vai disputar o contrarrelógio no dia 21, sendo que a prova masculina terá 22,3 km e a feminina terá 19,3 km.

O contrarrelógio por equipe de revezamento misto estreou em 2019 e está de volta à programação de 2021. A prova será no dia 22 de setembro e as equipes vão contar com três homens e três mulheres. As equipes masculinas partirão de Knokke-Heist e rodarão 22,5 km na direção de Bruges, em um percurso semelhante ao da crono individual. Depois, a equipe feminina assume, para um percurso de 22 km.

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2021: confira a programação em Flanders
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento