Giro da Sicília terá estrelas e destaques da nova geração

HomeCiclismo

Giro da Sicília terá estrelas e destaques da nova geração

Corrida italiana mais antiga que o Giro d'Italia terá Nibali, Froome, Valverde e novos nomes, como Lorenzo Fortunato e Filippo Baroncini a partir desta terça-feira

Percurso do Giro da Sicília 2021

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/La Presse

O Giro da Sicilia começa nesta terça-feira (28 de setembro) e vai colocar frente a frente ciclistas consagrados e nomes da nova geração que estão ganhando destaque. Vincenzo Nibali, Chris Froome, Alejandro Valverde, Romain Bardet e Joe Dombrowski vão dividir o pelotão com Lorenzo Fortunato, vencedor da etapa ao Zoncolan no Giro d’Italia de 2021, e Filippo Baroncini, que acaba de faturar a camisa arco-íris na Sub 23 no Mundial de Ciclismo de Estrada em Flanders.

 

A corrida, que não foi realizada em 2020, retorna em quatro etapas, com 712 quilômetros de percurso no total, e vai contar com 20 equipes, 5 do World Tour, 8 UCI ProTeams e 7 UCI Continental Teams.

O Giro da Sicília é uma das mais antigas corridas italianas e foi realizada pela primeira vez em 1907, antes mesmo do nascimento do Giro d’Italia. Nesta edição, a corrida começa de Avola a Licata, com 179 km, uma etapa praticamente plana, com um único GPM em Ragusa.

A 2ª etapa, de Selinunte a Mondello, com 173 km, vai passar pela Portella della Ginestra, com uma série de subidas e descidas difíceis até chegar à costa depois de Partinico. Nos 30 km finais está o curto mas intenso GPM de Carini e a subsequente chegada a Palermo.

A 3ª etapa, de Termini Imerese a Caronia, com 180 km, atravessa a Sicília e tem no trajeto uma descida muito longa antes do GPM de Pollina (11km em torno de 6%). Os últimos 3 km são com subidas a 6%.

A prova termina com uma etapa de 180 km, entre Sant’Agata di Militello e Mascali, uma etapa de alta montanha com chegada junto ao mar. O trajeto começa com um trecho costeiro e depois sobe a Portella Mandrazzi, que leva às encostas do vulcão Etna. Há também a escalada de Sciarra di Scorciavacca (uma das muitas encostas do Etna).

No percurso pela Sicília

AS ETAPAS
Etapa 1: Avola – Licata – 179 km
Etapa 2: Selinunte (Castelvetrano) – Mondello (Palermo) – 173 km
Etapa 3: Termini Imerese – Caronia – 180 km
Etapa 4: Sant’Agata di Militello – Mascali – 180 km

AS EQUIPES
Israel Start-Up Nation
Movistar
Team DSM
Trek-Segafredo
UAE Emirates
Androni Giocatoli – Sidermec
Bardiani CSF Faizane
Caja Rural Seguros RGA
Eolo-Kometa
Euskatel-Euskadi
Gazprom-Rusvelo
Rally Cycling
Vini Zabu
Amore e Vita
D’Amico Um Tools
Giotti Victoria Savini Due
MG.K Vis VPM
Colpack Ballan
Work Service – Marchiol – Dynatek
Zalf Euromobil Fior

LEIA MAIS
Site oficial do evento