Maicke Pereira e Ana Polegatch vencem Volta do Grande ABC 2021

HomeCiclismo nacional

Maicke Pereira e Ana Polegatch vencem Volta do Grande ABC 2021

A 22ª edição da corrida, após ausência de dois anos, foi disputada em Ribeirão Pires

Vitória de Maicke Pereira

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Fotop/FPCiclismo

O fluminense Maicke Pereira, integrante da equipe mineira da ERT, de Juiz de Fora, e Ana Paula Polegatch, da Team Cyling Unifunvic/Pindamonhangaba, venceram neste domingo (12 de setembro) a 22ª edição da Volta Ciclística Internacional do Grande ABC, disputada em Ribeirão Pires.

 

Maicke completou o percurso de 120 km, com 65 km pelas cidades da região mais 20 voltas em circuito em Ribeirão Pires, com o tempo de 2h29min. Francisco Chamorro, bicampeão da prova, da Memorial/ FUPES/Santos, e Cristian Egídio, da Team Cycling Unifunvic/Pindamonhangaba, ficaram em 2º e 3º.

Já Ana Paula Polegatch completou as voltas no circuito com o tempo de 1h33min12s e terminou na frente de sua companheira de equipe e maior vencedora da Volta do ABC, Luciane Ferreira. Lutécia Massotti, da Indaiatuba Cycling Team, fechou o pódio com a terceira colocação.

Ao todo, o evento reuniu cerca de 500 ciclistas de diversas categorias. A Volta Ciclística Internacional do ABC voltou após um ausência de dois anos em razão da pandemia e teve disputas nas categorias Elite, Sub 23 e Master Open. A novidade ficou por conta da largada em Ribeirão Pires, ao invés do tradicional início no Distrito de Paranapiacaba, vetado pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para esta edição.

Isso, porém não tirou o ânimo dos ciclistas. Antes de chegar ao circuito, houve vários ataques, exigindo bastante de todas as equipes. Todas as fugas acabaram sendo anuladas pelo pelotão, mas na chegada, três ciclistas estavam escapados, entre eles Maicke Pereira. O pelotão foi para cima, mas o campeão conseguiu manter o ritmo forte e com uma nova fuga no final venceu a prova pela primeira vez.

“Muito feliz pela vitória e queria enaltecer a minha equipe, que trabalhou muito em uma prova muito difícil. Entrei escapado no circuito e, após uma sessão de ataques, consegui sair e vencer. O trabalho de equipe fez a diferença”, destacou o campeão, de 32 anos, natural da cidade de Natividade, no interior do Rio de Janeiro, vencedor do GP São José dos Campos e do Desafio Salvador de Ciclismo, entre outros.

A chegada de Ana Paula Polegatch

A Elite feminino pedalou apenas no circuito de 2,7 km montado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco. Após um começou bastante acirrado, Ana Paula Polegatch e Luciane Ferreira escaparam e não conseguiram ser alcançadas pelas adversárias. No final, Ana acabou, incentivada pela companheira, cruzando a linha em primeiro lugar.

“Muito feliz com essa vitória. Eu e minha companheira de equipe escapamos e, no final, ela me disse para ‘ir lá e vencer’. Foi muito importante, uma vez que tive um acidente sério na semana passada e estava preocupada com o retorno. Mas fiquei muito grata de voltar a treinar e competir. Sem contar que saio daqui com esse resultado tão importante”, afirmou.

“Tivemos, com era previsto, um grande evento. As disputas foram emocionantes e tenho certeza que todos ficaram felizes com este retorno da Volta Ciclística Internacional do Grande ABC. Agradecemos todo o apoio das prefeituras da região, por seus Departamentos de Trânsito, e da Polícia Militar. Agora é focar nas próximas provas que teremos até o fim de ano”, destaca José Cláudio do Santos, presidente da Federação Paulista de Ciclismo.

Campeões
1998 – Daniel Rogelin (BRA)/Carla Camargo Gardenal (BRA)
1999 – Ryan Gray (EUA)/Janildes Fernandes (BRA)
2000 – José Reginaldo Cardoso (BRA)/Janildes Fernandes (BRA)
2001 – Márcio May (BRA)/Maria Lucilene Alves (BRA)
2002 – Hernandes Quadri Júnior (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)
2003 – Jean Carlo Coloca (BRA)/Uênia Fernandes de Souza (BRA)
2004 – Renato Ruiz (BRA)/Maria Luzia Bello (BRA
2005 – Jean Carlo Coloca (BRA)/Luciene Ferreira Silva (BRA)
2006 – Francisco Chamorro (ARG)/Débora Gerhard (BRA)
2007 – Kléber Ramos (BRA)/ Kristien La Sasso (EUA)
2008 – Francisco Chamorro (ARG)
2009 – Breno Sidoti (BRA)/ Luciene Ferreira da Silva (BRA)
2010 – Edgardo Simon (ARG)/ Fernanda Souza (BRA)
2011 – Héctor Figueras (URU)/Sumaia Ali dos Santos Ribeiro (BRA)
2012 – Daniel Rogelin (BRA)/Luciene Ferreira da Silva (BRA)
2013 – Pedro Nicácio (BRA)/Luciene Ferreira (BRA)
2014 – Roberto Pinheiro da Silva (BRA)/ Valquíria Bento Pardial (BRA)
2015 – Alex Diniz (BRA) / Luciene Ferreira (BRA)
2016 – Murilo Affonso (BRA)/Cristiane Pereira da Silva (BRA)
2017 – Lucas Motta (BRA)/Luciene Ferreira (BRA)
2018 – Flavio Cardoso dos Santos (BRA)/Cristiane da Silva (BRA)
2021 – Micke Pereira (BRA)/Ana Paula Polegatch (BRA)

Mais informações em www.fpciclismo.org.br