Flanders: Brasil terá Vinicius Rangel e Victor Paula na estrada

HomeCompetições

Flanders: Brasil terá Vinicius Rangel e Victor Paula na estrada

Vinicius Rangel vai disputar a prova de estrada na Sub 23 e Victor Paula na categoria Junior, as duas no dia 24 de setembro

Vinicius Rangel na Volta de San Juan de 2020

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Brasil terá dois ciclistas na disputa das provas de estrada do ciclismo masculino no Campeonato Mundial 2021 em Flanders, na Bélgica, que começa neste domingo (19 de setembro): Vinicius Rangel, na categoria Sub 23, e Victor César Paula, na categoria Junior, ambas no dia 24 de setembro.

Victor César também estará no contrarrelógio individual da categoria Junior no dia 21.

Vale lembrar que, na Elite masculino, o Brasil não conquistou vaga no ranking das nações da UCI (União Ciclística Internacional) válido para o Mundial 2021.

 

O brasileiro Vinicius Rangel, de Cabo Frio (RJ), retornou para a Europa no segundo semestre de 2021 na equipe espanhola Telco.m/On Clima e faturou dois títulos em corridas por etapas na Espanha em duas semanas. Aos 20 anos, o ciclista que, na temporada 2020, foi o único brasileiro com lugar no ranking mundial do ciclismo de estrada da UCI (União Ciclística Internacional), conquistou o título de campeão da Volta Ciclística a Cantabria e venceu a tradicional Volta Ciclística a Salamanca, realizada para as categorias Elite e Sub 23 depois de vencer duas etapas.

Em 2019, o brasileiro estreou na Valverde Team-Terra Fecundis, projeto do campeão mundial de 2018 Alejandro Valverde na Espanha, quando teve um resultado muito além do esperado. Em sua primeira competição, a Volta Ciclista Al Penedés, na Catalunha, da categoria Junior, venceu a etapa rainha, a classificação geral e as classificações de montanha e por pontos (relembre aqui). As boas performances continuaram e ele garantiu um convite para voltar na temporada 2020.

Vinicius começou a carreira no ciclismo na equipe Campos Speed Cycling, de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, quando se destacou nos Jogos Escolares da Juventude. Em 2015, aos 14 anos, venceu o título de campeão brasileiro de contrarrelógio na categoria Infanto-Juvenil. Venceu novamente o título em 2016 e também o de resistência e foi chamado para integrar a seleção brasileira da Volta de Codecan, no Uruguai, uma das mais importantes provas da categoria de base da América do Sul, na qual foi campeão juvenil.

Um ano depois repetiu novamente o título de campeão brasileiro de crono. Em 2018, na categoria Júnior, então na Rio Cycling Team, foi vice-campeão brasileiro de estrada, conquistou duas medalhas de bronze (crono e estrada) no Pan-Americano Junior, no México, e foi convocado para integrar a seleção brasileira no Mundial de 2018, em Innsbruck, na Áustria. Terminou em 30º lugar a disputa da categoria Junior e conseguiu a indicação para integrar a equipe de Valverde.

Victor Paula integra equipe em Portugal desde 2019

Já Victor Paula, de Igarapava, interior paulista, que tem 18 anos e foi revelado nas categorias de base da Copa São Paulo de Ciclismo, foi campeão paulista juvenil de contrarrelógio e de resistência e vencedor da Volta da Juventude. Já integrou a Ribeirão Preto/SF Saúde/Klabin e compete, desde 2019, na equipe portuguesa Seissa ACR Roriz. O brasileiro já venceu diversas provas em Portugal, como o Campeonato Regional de Rampa de Castelo Branco e o 18º Circuito de Palmeira, válida pela Taça Portugal de Estrada.

A categoria Junior masculino abre a programação do ciclismo de estrada na sexta-feira, dia 24 de setembro. O percurso terá 121,4 quilômetros em um circuito em Leuven, com oito voltas com quatro murs (colinas) em cada uma, e a chegada será na subida curta até Geldenaaksevest.

A prova da Sub 23 masculino também será no dia 24, com um percurso de 160,9 km que começa em Antuérpia e termina em Leuven, usando o mesmo circuito local dos juniores por duas voltas e meia, e também pelo circuito de Flandrien, que tem mais seis subidas.

A categoria Junior vai disputar o contrarrelógio no dia 21, sendo que a prova masculina terá 22,3 km de percurso.

 

LEIA TAMBÉM
Mundial: Brasil terá Thayná e Taise na prova de estrada da Elite

Veja lista de inscritos aqui

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo 2021: confira a programação em Flanders
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento