Mundial de Ciclismo 2021: confira a programação em Flanders

HomeCompetições

Mundial de Ciclismo 2021: confira a programação em Flanders

Confira a programação das disputas das 11 camisas arco-íris do ciclismo de estrada, que começa neste domingo com a crono da Elite masculina

Altimetria do contrarrelógio da Elite dos homens neste domingo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/UCI

O Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada 2021 começa neste domingo (19 de setembro) na região de Flanders, na Bélgica, com a disputa da camisa arco-íris de contrarrelógio da Elite masculino. O Mundial segue até o dia 26, quando será disputada a prova de estrada também da Elite masculino.

No total serão 11 camisas arco-íris na disputa que, nesta temporada, voltará a contar com as corridas das categorias Junior e Sub 23, que não foram realizadas no ano passado por causa da pandemia.

Quatro cidades na Bélgica concentram as provas

2021 marca o 100º aniversário do Campeonato Mundial de Estrada, que foi disputado pela primeira vez por amadores em 1921. Esta será a nona vez que a Bélgica recebe o evento e a sexta vez que ele será disputado na região de Flanders, cenário de grandes e tradicionais batalhas na história do ciclismo.

As corridas vão se concentrar entre quatro cidades-sede: Knokke-Heist, Bruges, Antuérpia e Leuven.

 

Contrarrelógio
As provas de contrarrelógio serão entre Knokke-Heist e Bruges. A elite masculino abre a competição no domingo com uma crono com 43,3 km de percurso. A elite feminino e a categoria Sub 23 masculino farão um percurso de 30,3 km no dia seguinte. A categoria Junior vai disputar o contrarrelógio no dia 21, sendo que a prova masculina terá 22,3 km e a feminina terá 19,3 km.

O contrarrelógio por equipe de revezamento misto estreou em 2019 e está de volta à programação de 2021. A prova será no dia 22 de setembro e as equipes vão contar com três homens e três mulheres. As equipes masculinas partirão de Knokke-Heist e rodarão 22,5 km na direção de Bruges, em um percurso semelhante ao da crono individual. Depois, a equipe feminina assume, para um percurso de 22 km.

Altimetria da prova de estrada da Elite masculino

Ciclismo de estrada
A categoria Junior masculino abre a programação do ciclismo de estrada na sexta-feira, dia 24 de setembro. O percurso terá 121,4 quilômetros em um circuito em Leuven, com oito voltas com quatro murs (colinas) em cada uma, e a chegada será na subida curta até Geldenaaksevest.

Em seguida, será a vez da categoria Sub 23, com um percurso de 160,9 km que começa em Antuérpia e termina em Leuven, usando o mesmo circuito local dos juniores por duas voltas e meia, e também pelo circuito de Flandrien, que tem mais seis subidas.

No sábado, o ciclismo feminino entra em cena. As ciclistas da categoria Junior abrem a programação com um circuito em Leuven de 75 km. Depois será a vez da Elite, com uma prova de 157,7 km com 1.047 metros de ganho de elevação de Antuérpia a Leuven. Após chegar a Leuven, há ainda o circuito local.

O Mundial termina no domingo com a prova dos homens da Elite. O percurso tem 268,3 km com 2.562 metros de ganho de elevação, desde o Grote Markt, em Antuérpia, até Geldenaaksevest, em Leuven. No total, o pelotão vai passar oito vezes no circuito local de Leuven e duas vezes no circuito de Flandrien.

PROGRAMAÇÃO
Mundial de Ciclismo de Estrada 2021 – de 19 a 26 de setembro

Contrarrelógio – Knokke-Heist – Bruges
19 de setembro – Contrarrelógio elite masculino – 43,3 km
20 de setembro – Contrarrelógio sub-23 masculino – 30,3 km
20 de setembro – Contrarrelógio elite feminino – 30,3 km
21 de setembro – Contrarrelógio junior feminino – 19,3 km
21 de setembro – Contrarrelógio junior masculino – 22,3 km
22 de setembro – Contrarrelógio de revezamento misto – 44,5 km

Estrada
24 de setembro – Junior masculino – Leuven – Leuven – 121, 4 km
24 de setembro – Sub 23 masculino – Antuérpia – Leuven – 160,9 km
25 de setembro – Junior feminino – Leuven – Leuven – 75 km
25 de setembro – Elite feminino – Antuérpia – Leuven – 157,7 km
26 de setembro – Elite masculino – Antuérpia – Leuven – 268,3 km

LEIA MAIS
Mundial de Ciclismo no Bikemagazine
Site oficial do evento

VEJA VÍDEO