Mundial de Maratona 2021, neste sábado, terá estreia de Nino Schurter

HomeCompetições

Mundial de Maratona 2021, neste sábado, terá estreia de Nino Schurter

Disputa pela camisa arco-íris na Ilha de Elba, na Itália, terá 118 competidores na Elite, entre eles Schurter, que disputa a prova pela 1ª vez

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O Campeonato Mundial de MTB Marathon (XCM) será disputado neste sábado (2 de outubro) na Ilha de Elba, na Itália. A prova da Elite do masculino larga às 8h45 (hora local), 3h45 no horário de Brasília, com 118 competidores de 27 países, mas as atenções estarão voltadas para um estreante: o suíço Nino Schurter, nove vezes campeão mundial de MTB XCO e ouro olímpico nos Jogos Rio-2016. Dez minutos depois largam as mulheres da Elite, que terá 55 competidoras de 22 países.

Vale destacar que o Brasil, que já teve Henrique Avancini como campeão mundial de maratona em 2018, não estará na disputa.

 

A Suíça comparece no Mundial com a maior seleção, composta por 28 competidores. Além de Schurter, o time suíço terá Lars Forster, que foi o companheiro de Schurter na ultramaratona Cape Epic de 2019, que eles venceram, e também Filippo Colombo e Urs Uber. A Alemanha comparece com 27 competidores, seguida da Itália, com 18 atletas.

A participação do colombiano Hector Leonardo Páez León, que venceu o Mundial em 2019 e em 2020, ainda é dúvida, depois que ele caiu durante um treino no circuito em Elba na terça-feira e fraturou a mão. Na corrida feminina, a suíça Ramona Forchini, vencedora de 2020, está confirmada.

Veja lista de inscritos no site do evento

O circuito do Mundial de XCM tem 35 km; no masculino serão três voltas e no feminino duas voltas, além da volta inicial de 2 km e uma volta final de 8 km para ambas as categorias. No total, a prova masculina terá 115 km com desnível de 4.500 metros e a feminina será de 80 km com 3.100 metros.

LEIA MAIS
A modalidade Marathon (XCM) no Bikemagazine