Cape Epic: Sarrou e Beers vencem etapa rainha; Sauser e Malacarne em 16º

HomeCompetições

Cape Epic: Sarrou e Beers vencem etapa rainha; Sauser e Malacarne em 16º

A dupla que reúne o francês Jordan Sarrou e o sul-africano Matthew Beers consolidou sua vantagem na classificação geral

Sarrou e Beers na chegada da etapa 2 Foto: Nick Muzik

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A dupla que reúne o francês Jordan Sarrou e o sul-africano Matthew Beers (NinetyOne-songo-Specialized) consolidou sua vantagem na classificação geral ao vencer, nesta terça-feira (19 de outubro), a 2ª etapa da ultramaratona Cape Epic, na África do Sul.

O novo campeão mundial de maratona, o alemão Andreas Seewald, em dupla com tcheco Martin Stosek (Canyon Northwave), terminou na 2ª colocação, a 26 segundos, e a dupla formada pelo suíço Urs Huber e o alemão Simon Schneller (Bulls) foi a 3ª, a 1min46s.

“Foi incrível vencer mais uma etapa”, disse Beers. “O prólogo estava bom, mas com a camisa amarela e cruzar em primeiro, não dá para ficar melhor do que isso. Na descida final, eu sabia que tínhamos que conseguir uma vantagem, então eu simplesmente corri nas curvas até chegar ao volante de Jordan e eu estava tipo, ‘ok, vamos lá cara’. Voamos até a chegada”, contou Beers. “A última parte pareceu uma vida inteira!” Sarrou estava um pouco fora do ritmo no início do dia e ele confirmou isso na linha de chegada. “De manhã eu tive que lutar, não estava bem, mas Matt esperou por mim e mantivemos a calma. Seu conhecimento local realmente ajudou hoje; eventualmente comecei a me sentir melhor”, contou.

Na classificação geral, a dupla Sarrou e Beers tem agora 2min13s de vantagem com a camisa amarela. Seewald e Stosek estão em 2º. Huber e Schneller seguem em 3º, a 4min04s. Veja classificação completa aqui

 

O brasileiro Alex Malacarne, de 19 anos, e o pentacampeão da Cape Epic, o suíço Christoph Sauser, de 45 anos, também da equipe NinetyOne-songo-Specialized, terminaram na 16ª colocação, a 16min26s. Na classificação geral, ocupam a 15ª colocação, a 36min54s.

Considerada pela organização do evento a etapa rainha, o terceiro dia de competição na África do Sul, com 98 km e 2.100 metros de elevação acumulada, teve como um dos grandes desafios a passagem por Old Gydo Pass, além de 20 km de single track e um longo downhill no final.

“Terminamos praticamente com o mesmo tempo da etapa anterior. O percurso tinha muito mais trilhas, trilhas longas, mas conseguimos terminar bem. Fizemos uma prova controlada e ultrapassamos três ou quatro equipes antes do último downhill e conseguimos abrir”, conta Malacarne.

Malacarne e Sauser na etapa 2 Foto: Kelvin Trautman

Trecho técnico no percurso Foto: Sam Clark

No percurso da 2ª etapa Foto: Nick Muzik

Na Elite das mulheres, Sina Frei e Laura Stigger (Songo-Specialized) conquistaram a terceira vitória seguida e seguem na liderança da classificação geral, agora com mais de 7 minutos de vantagem. Robyn de Groot e Ariane Lüthi (Salusmed) ficaram em 2º e Candice Lill e Mariske Strauss (Faces CST) em 3º.

Frei e Stigger fizeram uma etapa sem contratempos e sem incidentes. “Foi um começo lento e apenas controlamos o ritmo,” disse Frei. “Nos últimos 20km aumentamos o ritmo e conseguimos fugir na subida; fomos os primeiros a descer e tivemos 10 km finais sem problemas até o final. ”

MELHORES MOMENTOS

TOP 3
1 – Jordan Sarrou & e Matthew Beers (NinetyOne-songo-Specialized) 03:56:02
2 – Andreas Seewald & Martin Stosek 03:57:38.3 (Canyon Northwave MTB) 03:56:28
3 – Urs Huber & Simon Schneller 03:57:35.2 (Bulls 1) 03:57:48

FEMININO
1 – Sina Frei & Laura Stigger  (NinetyOne-Songo-Specialized) 04:49:12
2 – Ariane Lüthi & Robyn de Groot (Salusmed) 04:50:14
3 – Candice Lill & Mariske Strauss (Faces CST) 04:53:47

Resultados completos aqui

Nesta quarta-feira, a 3ª etapa, em Saronsberg, com 88 km, continua nas cordilheiras Witzenberg, com o Fanties Pass como o maior desafio.

VEJA A ETAPA 3 AO VIVO

AS ETAPAS

17 de outubro – Prólogo – Cidade do Cabo – 20 km
18 de outubro – Etapa 1 – Ceres – 98 km
19 de outubro – Etapa 2 – Ceres – Saronsberg – 94 km
20 de outubro – Etapa 3 – Saronsberg – 88 km
21 de outubro – Etapa 4 – Saronsberg – Slanghoeck – 73 km
22 de outubro – Etapa 5 – CPUT Wellington – 85 km
23 de outubro – Etapa 6 – CPUT Wellington – 95 km
24 de outubro – Etapa 7 – CPUT Wellington – Val de Vie – 66 km

LEIA MAIS

Cape Epic no Bikemagazine

Site oficial do evento

VÍDEO DA ETAPA