CIMTB: Avancini e Karen Olímpio vencem short track em Araxá

HomeCompetições

CIMTB: Avancini e Karen Olímpio vencem short track em Araxá

Vice-campeão mundial da modalidade, Henrique Avancini dominou a disputa da Super Elite na segunda etapa da Copa Internacional de MTB

Avancini no short track em Araxá

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/César Delong

Henrique Avancini e Karen Olímpio venceram o short track da 2ª etapa da Copa Internacional de MTB, disputada neste sábado (2 de outubro), em Araxá (MG). Avancini, vice-campeão mundial na modalidade, venceu com sobra após um ataque na segunda metade da corrida, que não deu chances para os adversários. Karen Olímpio usou uma estratégia parecida e se destacou do pelotão na parte final.

 

Apesar de ser uma prova explosiva e curta, com pouco mais de 20 minutos de duração, desta vez, o ritmo começou lento. Com a concorrência forte, ninguém quis investir em um ataque logo no início, com receio de ser contra-atacado. O pelotão inicial seguiu junto até a metade da corrida, quando o ritmo aumentou e alguns atletas começaram a sobrar.

Com o grupo reduzido após os primeiros dez minutos de prova, Avancini atacou na subida e somente José Gabriel teve condições de acompanhar. Mas a dupla não ficou junta por muito tempo. Antes dos trechos mais técnicos, Avancini fez outro ataque e José Gabriel teve que recuar para o pelotão que vinha logo atrás. Sozinho na ponta, o líder só aumentou a vantagem até o final.

A briga pelo segundo lugar foi definida na última volta, com o ataque de Gustavo Pereira, da Sub-23, que fechou no 2º lugar. Em 3º ficou o vencedor da 1ª etapa da CIMTB, em Congonhas, José Gabriel. Fechando o pódio, Alex Malacarne, também da Sub-23, em 4º e Guilherme Muller na 5ª posição.

A vencedora Karen Olímpio

No feminino, logo nos primeiros minutos, quatro das favoritas formaram um grupo composto por Karen, Letícia Cândido, Hercília Najara e Isabella Lacerda, que se distanciou do resto das atletas. Ainda na segunda volta, Karen, que puxava fortemente o pelotão, errou a entrada do salto do rock garden e teve que passar pelo trecho alternativo e mais lento da pista, perdendo alguns segundos em relação às líderes. Mas a atleta estava num dia iluminado e conseguiu alcançar a ponta, fazendo muita pressão nas adversárias.

Karen aproveitou a subida antes dos trechos técnicos para fazer o ataque e se distanciar das outras, que não conseguiram trabalhar juntas para buscá-la antes do final da prova. Hercília, que venceu a modalidade na 1ª etapa, em Congonhas, aumentou o ritmo e só Letícia conseguiu acompanhar, com muita dificuldade, se separando de Isabella, que defende a camisa amarela de líder da classificação geral.

Hercília fez outro ataque na última volta para se distanciar de Letícia e garantir a 2ª colocação. Com Letícia em 3º e Isabella em 4º, a atleta Stefanye Ferreria completou o pódio em 5º lugar.