Grupo holandês compra marcas Caloi, Cannondale, GT e Schwinn

HomeMercado

Grupo holandês compra marcas Caloi, Cannondale, GT e Schwinn

Pon Holdings anuncia a aquisição da divisão de esportes da canadense Dorel e está prestes a se tornar a maior empresa de bikes e e-bikes do mundo

Do Bikemagazine
Foto de arquivo

O grupo holandês Pon Holdings anunciou a aquisição, por US$ 810 milhões, da divisão de esportes da Dorel Industries, dona das marcas Cannondale, Schwinn, Mongoose, GT, Charge, KidTrax, além da brasileira Caloi. O grupo já era dono das marcas Gazelle, Cervélo, Focus, Santa Cruz, Kalkhoff e Urban Arrow e, com a nova aquisição, está prestes a se tornar a maior empresa de bicicletas e e-bikes do mundo e ultrapassar a Giant, de Taiwan.

A Pon deverá elevar o seu faturamento anual a 2,5 bilhões de euros, enquanto a Giant vende anualmente 2,1 bilhões de euros.

 

O CEO da Pon Holdings, Janus Smalbraak, afirmou em comunicado à imprensa: “O passo de hoje é um marco na criação de uma empresa de bicicletas líder mundial com uma variedade de marcas de qualidade. Vamos atender ainda mais à crescente demanda por bicicletas elétricas e de qualidade, seja para uso urbano, lazer ou esporte. Andar de bicicleta não é apenas saudável, mas também desempenha um papel crítico na luta contra o congestionamento no centro da cidade. É uma das formas de transporte mais sustentáveis. Estamos determinados a fazer das bicicletas uma parte poderosa da mobilidade.” A empresa, uma holding familiar com 125 anos no mercado, também tem investido em serviços de mobilidade na Europa e é dona da Lease a Bike, Movelo, Business Bike e B2Bike.

“Com a aquisição da Gazelle em 2012, lançamos uma estratégia que passo a passo levou ao grupo de bicicletas às atuais receitas 1,5 bilhão com bicicletas de alto desempenho, confortáveis, das quais 70% elétricas. Como resultado dessa estratégia agora chegamos a um destaque com a aquisição da Dorel Sports. Eles têm uma história rica com suas marcas de bicicletas icônicas, todas com um herança impressionante. Schwinn é uma instituição nos Estados Unidos. Caloi é o orgulho do Brasil. E Cannondale é uma verdadeira marca global com excelente reputação”, completa Smalbraak.

A decisão da Dorel Industries de vender a Dorel Sports veio depois que a empresa decidiu se concentrar ainda mais em outros segmentos. Martin Schwartz, presidente e CEO da Dorel, informa: “Com base no feedback de nossos acionistas, a Dorel fez uma revisão completa das alternativas estratégicas no início deste ano. O desinvestimento da Dorel Sports representa uma oportunidade única de desbloquear valor, capitalizando a forte demanda por ativos em escala no segmento de bicicletas. Em nome do Conselho de Administração, estendo meus sinceros agradecimentos a toda a equipe Dorel Sports por seus excelentes esforços ao longo dos anos. Dorel Sports tem sido uma parte importante de nossa organização desde 2004 e estamos muito orgulhosos do sucesso global que alcançou. ”

A negociação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022.