Brasileiro de Ciclismo: Kleber Ramos é o campeão de estrada

HomeCompetições

Brasileiro de Ciclismo: Kleber Ramos é o campeão de estrada

Na Sub 23, o vencedor foi Igor Molina; provas encerraram a programação neste domingo em Londrina (PR)

Chegada da disputa em Londrina

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Ana Patrícia/CBC

Kleber Ramos (Memorial/Santos), o “Bozó”, conquistou neste domingo (24 de outubro) o título de campeão brasileiro de ciclismo de estrada na categoria Elite. Na Sub 23, o novo campeão é Igor Molina (Bierzo Laciana C.D.C). As disputas encerraram a programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio de 2021, realizada em Londrina (PR).

Em 2020, o campeonato não foi realizado por causa da pandemia. O campeão de 2019, Vitor Zucco, que venceu na Elite e Sub 23, não disputou. O ciclista anunciou, em setembro, que estava deixando o esporte.

 

“É um sonho de criança, desde muito cedo eu sempre pensei em um dia conseguir conquistar essa prova. Agora, posso dizer que estou realmente realizado dentro do meu esporte”, comemorou Kleber Ramos, que venceu a disputa de 142 km com o tempo de 3h38min35s. Seu companheiro de equipe Antonio Garnero terminou em 2º e Cristian Egídio (Taubate Cycling Team) foi o 3º, todos com o mesmo tempo.

Durante a prova, as tentativas de fuga foram neutralizadas até cerca de 40 km para o final. Um grupo com sete ciclistas escapou, conseguiu abrir uma vantagem de 1 minuto, mas foram alcançados a 20 km da chegada. Garnero, campeão brasileiro de 2014, atacou e conseguiu 15 segundos de vantagem, mas Kleber Ramos e Cristian Egidio aceleraram e a disputa foi no sprint.

O paraibano Kleber Ramos tem 36 anos e retornou ao pelotão em 2020 após cumprir suspensão de quatro anos ao ser pego no doping nos Jogos Rio-2016 por uso do estimulante CERA. Logo após sua volta conquistou o título de campeão da 17ª Volta de Goiás. “Bozó” foi o primeiro brasileiro campeão do Tour do Rio, em 2012, e, em 2015, conquistou a etapa rainha do Tour de San Luis (2015), na Argentina.

Kleber Ramos, Cristian Egídio e Antonio Garnero na reta final

Kleber Ramos com a camisa de campeão nacional

Pelotão na disputa em Londrina

Igor Molina venceu na Sub 23

Na Sub 23, Igor Molina, que desembarcou de uma temporada na Europa exclusivamente para competir o brasileiro, completou a prova em 3h41min32s. Orlando Neto (Rondobikes Cycling Team) foi o 2º e Pedro Figueiredo o 3º.

“A vitória no campeonato brasileiro vai ser muito importante para ganhar ainda mais visibilidade na minha próxima temporada na Europa. Vencer em casa é sempre muito gratificante. Mesmo um pouco chateado, por ter tido um problema mecânico e ser obrigado a trocar a minha roda traseira, consegui fazer uma boa prova, estava me sentindo muito bem e estou muito agradecido a Deus por conseguir terminar a minha temporada com esse título”, comentou Igor.

Resultados completos aqui

LEIA MAIS
Campeonato Brasileiro de Estrada e Contrarrelógio no Bikemagazine