Milão-Torino: Primoz Roglic bate Adam Yates na subida final

HomeCiclismo

Milão-Torino: Primoz Roglic bate Adam Yates na subida final

Yates acelerou na subida final e chegou a liderar, mas Roglic atacou a 300 metros da chegada e cruzou com 12 segundos de vantagem

Primoz Roglic vence a Milão-Torino 2021 Foto: Bettiniphoto

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu nesta quarta-feira (6 de outubro) a Milão-Torino depois de atacar nos metros finais e deixar Adam Yates (Ineos Grenadiers) para trás no topo da subida final da Basílica de Superga. Roglic marcou o tempo de 4h17min41s na corida de 190 km, uma das provas preparatórias para a clássica Il Lombardia, que será disputada neste sábado.

Yates ficou em 2º, a 12 segundos, e o português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) foi o 3º, a 35 segundos. O esloveno Tadej Pogacar foi o 4º, com o mesmo tempo de Almeida. Michael Woods (Israel Start-Up Nation) liderou o pelotão dos perseguidores e encerrou em 5º, a 49 segundos.

 

Roglic e Yates escaparam do grupo da frente nos três quilômetros finais. O britânico subiu forte, com o esloveno na sua roda, mas não conseguiu responder a aceleração de Roglic nos 300 metros finais.

A corrida começou a ficar movimentada a 50 km da chegada, quando o pelotão se dividiu. Yates ficuu para trás, mas reagiu quando chegou a primeira das duas subidas à Superga. A Deceuninck-QuickStep estava na frente, com Fausto Masnada acelerado, trabalhando para Almeida e para o campeão mundial Julian Alaphilippe.

Mauri Vansevenant conseguiu ganhar vantagem perto do topo, faltando um pouco mais de 19 km para a meta. O belga foi rápido na descida e chegou aos 5km finais com uma vantagem de 24 segundos sobre o grupo, com 23 ciclistas. Mas Rafal Majka (UAE Emirates) conseguiu reduzir a vantagem, com Alaphilippe na sua roda. Um quilômetros depois, Yates começou seu ataque e apenas Roglic, Almeida, Pgacar, Woods e Alejandro Valverde (Movistar) conseguiram responder.

Alaphilippe estreou sua segunda camisa arco-íris de campeão mundial

O forte ritmo do britânico foi demais para Woods e Valverde e, mais adiante, Almeida e Pogacar também ficaram para trás. Yates voltou a atacar a 2,8 km do fim e assumiu a ponta, mas Roglic se recuperou rapidamente.

Yates e Roglic no trecho final Foto: Dario Belingheri

No percurso de chegada da Milão-Torino Foto: Dario Belingheri

A dupla trabalhou em conjunto para estabelecer uma vantagem sobre Pogacar e Almeida. Yates liderou no quilômetro final, mas Roglic mostrou que estava mais forte. “Foi bom vencer, eu me senti bem e estou feliz com este resultado: pensei que a subida final fosse menos difícil. Posso dizer que estou em boa forma. Agora, o alvo principal é a Il Lombardia. Não sou o único favorito para sábado, mas darei tudo o que tenho”, disse Roglic.

“Sinto que estou ficando cada vez melhor nas corridas de um dia. Eu sabia exatamente o que esperar quando vim para a Itália para as últimas corridas da temporada. Estas são as minhas corridas favoritas”, completou.

Adam Yates também está na expectativa para a Il Lombardia. Hoje fiz uma boa corrida, mas no final o mais forte venceu. Saí muito cedo. Primoz geralmente começa a apenas 500 metros do final e vence. É difícil vencê-lo e sua condição estava melhor do que a minha hoje. Fiz o meu melhor. Vou tentar novamente no sábado.”

O português João Almeida comemorou o 3º lugar. “Adam e Primoz estavam em outro nível. Eu tentei de tudo para segui-los, mas não consegui. No final, estou orgulhoso de estar em terceiro lugar. Tive que lutar com o Tadej Pogacar e ele é muito bom. Nos últimos 600 metros percebemos que não íamos alcançar os dois na frente e por isso lutamos pelo terceiro lugar. Gostaria de agradecer minha equipe, fizeram um trabalho extraordinário”, comentou.

TOP 10
1 Primoz Roglic (Slo) Jumbo-Visma 4:17:41
2 Adam Yates (GBr) Ineos Grenadiers 0:00:12
3 João Almeida (Por) Deceuninck-QuickStep 0:00:35
4 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates m.t.
5 Michael Woods (Can) Israel Start-up Nation 0:00:48
6 David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ m.t.
7 Diego Ulissi (Ita) UAE Team Emirates m.t.
8 Fausto Masnada (Ita) Deceuninck-QuickStep m.t.
9 Nairo Quintana (Col) Team Arkea-Samsic m.t.
10 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team 0:00:56

MELHORES MOMENTOS