Mundial de Pista: bikes Pinarello da seleção italiana são roubadas

HomeCiclismo

Mundial de Pista: bikes Pinarello da seleção italiana são roubadas

Furto de 20 bicicletas, 15 do modelo Bolide, avaliadas em 400 mil euros, aconteceu no estacionamento de hotel na França

Bikes da seleção italiana em Roubaix

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

Bicicletas Pinarello da seleção italiana de ciclismo de pista foram furtadas do hotel, em Lille, na França, onde a equipe estava hospedada para participar das disputas do Campeonato Mundial de Pista, em Roubaix. O furto de 20 bicicletas (15 do modelo Bolide), avaliadas em 400 mil euros, aconteceu na sexta-feira (22 de outubro).

A Itália, que conquistou sete medalhas no Mundial, incluindo o ouro na prova de perseguição por equipes, com Filippo Ganna, Liam Bertazzo, Jonathan Milan e Simone Consonni, estava usando bicicletas personalizadas, com guidões impressos em 3D e pintura a ouro. As bicicletas estavam em uma van, prontas para o retorno à Itália.

“Elas estavam guardadas e bem organizadas”, disse o chefe da delegação italiana, Roberto Amadio, ao jornal Gazzetta dello Sport. “Sabíamos da dificuldade, deste ponto de vista, do transfer e por isso optamos por ficar num hotel com estacionamento privado e controlado mesmo ao custo de viagens diárias até Roubaix.”

Oficiais de segurança disseram à agência France Presse que a equipe foi aconselhada a não retirar as bicicletas do velódromo antes do final do evento, neste domingo. “Eles negligenciaram a recomendação de deixar as bicicletas no velódromo”, disse Yannick Gomez, vice-diretor da Diretoria Departamental de Segurança Pública. Gomez acrescentou que o veículo onde as bicicletas estavam ficou “sem vigilância por muitas horas. ”

Integrantes da seleção italiana e bike personalizada no Mundial Foto: UCI

As bicicletas de Ganna, Bertazzo, Milan e Consonni estão avaliadas em cerca de 30 mil euros cada. Cada guidão tem valor estimado em mais de 10 mil euros. A polícia local acredita que o roubo foi obra de profissionais, que sabiam exatamente onde estavam as bikes.

A Cicli Pinarello, fabricante de todas as bicicletas da seleção italiana, pediu ajuda pelas redes sociais. “Estamos chocados. Todas as bicicletas são pintadas em cores exclusivas e a maioria com guidões personalizados impressos em 3D, muito importantes para os atletas. Pedimos à nossa comunidade de seguidores e fãs que relatem para infobike@pinarello.com se você vir alguma dessas bicicletas à venda online… “