Mundial de Marathon: Seewald é o campeão; Schurter abandona

HomeCompetições

Mundial de Marathon: Seewald é o campeão; Schurter abandona

O alemão Andreas Seewald e a austríaca Mona Mitterwallner são os novos campeões mundiais do MTB Marathon (XCM)

Andreas Seewald, campeão europeu e campeão mundial de XCM

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O alemão Andreas Seewald, campeão europeu de XCM, e a austríaca Mona Mitterwallner, campeã mundial Sub 23 do XCO, venceram o Campeonato Mundial de MTB Marathon (XCM) 2021. A disputa da camisa arco-íris do Mundial de Maratona, disputada neste sábado (2 de outubro) em Capoliveri, na Ilha de Elba, na Itália, foi considerada uma das mais difíceis da modalidade.

 

O nove vezes campeão mundial de MTB XCO, o suíço Nino Schurter, disputou o Mundial de Maratona pela primeira vez, mas teve que abandonar por problemas estomacais. Seu colega suíço Lars Forster, que fez dupla com Schurter na ultramaratona Cape Epic de 2010, que eles venceram, também abandonou depois de quebrar a corrente.

O circuito do Mundial de XCM teve 35 km; no masculino foram três voltas e no feminino duas voltas, além da volta inicial de 2 km e uma volta final de 8 km para ambas as categorias. No total, a prova masculina foi de 115 km com desnível de 4.500 metros e a feminina de 80 km com 3.100 metros.

Largada da disputa da Ilha de Elba

Pódio do Mundial de Marathon 2021

Andreas Seewald, atual campeão europeu de XCM, encerrou com o tempo de 6h02min03s. O colombiano Diego Alfonso Arias Cuervo terminou em 2º, a 2min22s, e o português José Dias foi o 3º, a 5min31s. No feminino, Mona Mitterwallner, de apenas 19 anos, faturou com o tempo de 4h48min54s. A 2ª colocada foi a polonesa Maja Wloszczowska, a 1min13s. A espanhola Natalia Fischer Egusquiza terminou em 3º, a 7min37s.

A prova masculina começou com a confirmação de que o colombiano Hector Leonardo Páez León, vencedor em 2019 e em 2020, não iria largar. O atleta se machucou durante um treino no circuito e fraturou a mão. Páez León foi um dos primeiros a cumprimentar o colega Arias Cuervo na chegada.

Resultados no site oficial do evento

LEIA MAIS
A modalidade Marathon (XCM) no Bikemagazine