Brasil Ride começa domingo; nova etapa rainha terá 2.400 m de subida

HomeBrasil Ride

Brasil Ride começa domingo; nova etapa rainha terá 2.400 m de subida

Etapas 3 e 4 contam com novidades no percurso; ultramaratona na Bahia será de 7 a 13 de novembro

Subida das Sete Voltas continua no percurso Foto: Hudson Malta

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A ultramaratona Brasil Ride começa neste domingo (7 de novembro) com novidades no percurso no Sul da Bahia. As principais alterações são encontradas nas etapas 3 e 4, com as subidas mais duras da competição que segue até sábado (13), com Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, como cidades-sedes do evento.

Enquanto o tradicional prólogo não tem muitas alterações, apenas com mais trechos de trilha e menos de estrada, a etapa 2 – que liga Arraial a Guaratinga – terá um percurso mais curto, porém sem grandes novidades.

Os dias 3 e 4 do evento prometem as principais aventuras aos atletas. Antes na etapa 4, a temida subida das “Sete Voltas” será a cereja do bolo na etapa 3. No dia seguinte, na etapa rainha, os competidores serão testados ao extremo, com uma serra de forte inclinação, por aproximadamente 8 km e 600 m de desnível, sendo essa a subida mais difícil dos sete dias.

“O deslocamento de Arraial para Guaratinga foi alterado. Antes, tinha 143 km, agora está com 131 km, ou seja, um pouco menor. A terceira etapa é nova, porém com trechos já conhecidos dos ciclistas, com destaque para a ‘Sete Voltas’. São 57 km, menor percurso do período de pernoite no acampamento, ou seja, acaba sendo um descanso, porém com uma subida muito difícil de cumprir sem colocar o pé no chão. O topo recompensa os participantes com uma vista alucinante, com várias montanhas rochosas, locais únicos e só se chega lá a pé, de moto ou bike”, conta Mario Roma, fundador da prova.

“O grande destaque das etapas neste ano é a nova etapa rainha. Um percurso completamente diferente de todas edições, em um lado que nunca havíamos percorrido até então. Está com 103 km e cerca de 2.400 m de altimetria acumulada. Vamos passar na unidade de conservação, o Parque Nacional do Alto Cariri, na divisa com Minas Gerais. Passamos pelos distritos de Monte Alegre e São João do Sul, ambos em Guaratinga. No pico, a prova atinge o ponto mais alto nos sete dias, com 780 m de altitude. É uma subida bem difícil e desafiadora. E, ao mesmo tempo, a etapa conta com muito single track. Outra vez, com visuais bonitos, que será bem marcante. Um provável divisor de águas na competição”, completa Roma.

A quinta etapa será similar aos anos anteriores, sendo a mais longa dos sete dias, com cerca de 140 km. No sexto dia, o tradicional Cross Country (XC) contará com 80% de single track, ou seja, diversão para os ciclistas, com vegetação típica de praia com Mata Atlântica. A decisão, no dia da Maratona dos Descobrimentos, terá cerca de 20% de novidades.

Nesta edição, os atuais campeões, o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, estarão de lados opostos na disputa. Ferreira vai disputar a prova em dupla com o belga Wout Alleman, tendo como dupla de apoio o grego Periklis Ilias e o cipriota Andreas Miltiadis. Becking, que vai buscar seu quarto troféu de campeão do evento, competirá com o português José Dias, atual medalha de bronze do Campeonato Mundial de Maratona (XCM) e seu companheiro na recém-encerrada ultramaratona Cape Epic.

Duplas brasileiras formadas pelos ciclistas Lukas Kaufmann/Sherman Trezza, Gustavo Xavier/Alex Malacarne, Edson Rezende/Ulan Galinski, Mario Veríssimo/Kennedi Sampaio, Ricardo Pscheid/Leandro Donizete, dentre outras, prometem brigar pelo pódio das etapas e também pelo geral da competição, tendo a Camisa Branca – campeão das Américas – como alvo na prova.

AS ETAPAS
Etapa 1 – 7/11 – 19,5 km – Arraial d’Ajuda
Etapa 2 – 8/11 – 131 km – Arraial a Guaratinga
Etapa 3 – 9/11 – 57 km – Guaratinga
Etapa 4 – 10/11 – 103 km – Guaratinga
Etapa 5 – 11/11 – 135 km – Guaratinga a Arraial
Etapa 6 – 12/11 – 31,7 km  – Arraial d’Ajuda
Etapa 7 – 13/11 – 46 km – Arraial d’Ajuda

LEIA MAIS
Brasil Ride no Bikemagazine
Site oficial do evento